CBMAL

GSA DIVULGA PLANEJAMENTO ESTRATéGICO PARA 2016

  • 22/02/16
  • 10:02

Além de dar continuidade ao modelo de 2015, planejamento apresenta novas demandas 

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) publicou o planejamento estratégico da unidade para o ano de 2016.  Seguindo o planejamento de 2015, onde foram cumpridas mais de 80% das metas, o novo plano de gestão apresenta novas demandas que devem ser implantadas durante o ano. 

Entre as principais ações planejadas estão a aquisição de novos equipamentos; o mapeamento dos processos da unidade; o desenvolvimento de ações preventivas em decorrência de operações, como a Operação Verão, Carnaval e Operação Inverno; a promoção de programas relacionados à saúde e ao bem-estar dos guarda-vidas; e a manutenção de cursos de especialização para a tropa da unidade.

Para o tenente coronel Reinaldo Moura, comandante do GSA, a execução do planejamento será um sucesso. “Estamos seguindo o modelo do ano passado que foi um sucesso. Não temos dúvidas que o desse ano também será. Mas para isso é imprescindível o esforço de todos que compõem o GSA para que realizemos juntos a execução de tudo que planejamos para este ano”, disse.

Ainda segundo o tenente coronel, é preciso dinamizar a gestão operacional e administrativa. “Para isso, vamos desenvolver ações sociais e de saúde, ações preventivas e ambientais, também vamos equipar o GSA e estender a presença de guarda-vidas nas principais praias”, finalizou.

CAPACITAÇÃO

Para 2016 e 2017, estão previstos cursos de capacitação na unidade. O Curso de Habilitação em Salvamento Aquático, programado para abril e maio; Curso de Atendimento Pré-hospitalar em Salvamento Aquático, previsto para setembro; o Curso de Mergulho Autônomo, previsto para março e abril; e o Curso de Salvamento no Mar, com previsão de ser realizado de junho a novembro. Os cursos contribuem na capacitação dos guarda-vidas, garantindo a excelência no atendimento a ocorrências.

RECONHECIMENTO DAS PRAIAS

Durante todo o ano será realizado, de acordo com o planejamento estratégico, uma formatura mensal com todo o efetivo do GSA nas praias mais frequentadas com o intuito de conhecer as principais características de cada praia. Francês, Barra Nova, Pajuçara, Pontal, Mirante da Sereia, Jacarecica, Gunga, Guaxuma e Sobral foram as escolhidas.

A novidade para 2016 é a Praia de Cruz das Almas que após a revitalização de sua orla teve um aumento considerável no número de banhistas. Por ser mar aberto e oferecer risco aos banhistas, o Comando do GSA estuda a possibilidade de implantar um posto de guarda-vidas fixo na região.