RETROSPECTIVA CBMAL 2020

• 22/12/20

Por 3º sgt Thássia Santos

Começamos o ano com um incêndio de grandes proporções no INOCOP, em um imóvel misto, de três pavimentos, onde funcionava uma fábrica de duchas higiênicas no térreo e residências nos andares superiores. Por se tratar de uma fábrica que utilizava bastante material plástico com grande estocagem, o local possuía uma grande quantidade de material combustível. Foram empregados cerca de 30 bombeiros militares e 10 viaturas, totalizando 16 horas e 30 minutos de ocorrência.

A Operação Carnaval foi realizada de 21 a 26 de fevereiro, e nossa corporação esteve presente em vários municípios da região metropolitana e do interior, promovendo a segurança da população durante os festejos, registrando 6036 atuações durante o período, sendo 5876 prevenções e 160 ocorrências.

Em março, percebemos que teríamos um ano atípico, onde o risco de infecção pelo COVID-19 era uma preocupação constante, a tropa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) teve uma atenção especial para que as atuações de socorro não fossem prejudicadas, não tendo um dia sequer em que os bombeiros não estivessem disponíveis para chamados através do telefone de emergência 193. Foram realizados os testes rápidos nos bombeiros com suspeita de COVID, atendimento médico pela Superintendência de Saúde, desenvolvimento do painel COVID para controle de afetados, equipamentos de proteção individual e materiais de desinfecção e proteção foram adquiridos, entre outras ações, tudo para garantir a segurança da tropa e da população atendida durante a pandemia.

O município de Santana do Ipanema enfrentou fortes chuvas e inundações e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através do seu 9º Grupamento localizado na cidade e de guarnições de apoio oriundas do posto de Delmiro Gouveia, do 7º GBM (Arapiraca), do 6º GBM (Penedo) e do Grupamento de Salvamento Aquático (Maceió), trabalhou incansavelmente para proteger e salvar os cidadãos locais. Apesar do sério desastre natural ocorrido no município, não houve registro de nenhuma morte devido o intenso trabalho das guarnições de serviço junto à comunidade, através de orientações a mais de 500 residências , salvando diversas famílias da situação de risco.

Foram meses difíceis, com a interrupção de serviços de atendimento presencial, como o da Superintendência de Atividades Técnicas. Para que a área de segurança contra incêndio e emergências não fosse tão prejudicada, foram realizadas entregas em domicílio dos projetos em andamento e a equipe da SAT seguiu com importantes ações internas, como o desenvolvimento das novas Instruções Técnicas na área, que atualmente se encontram em processo de consulta pública junto à comunidade, e a catalogação de hidrantes da região metropolitana, o que auxilia bastante na operacionalidade para reabastecimento de água das viaturas de combate a incêndio.

Segundo semestre

Grande avanço para a operacionalidade do CBMAL, a chegada do Avião Bombeiro 01 veio para dar um relevante suporte nas ações da corporação. A aeronave pode percorrer distâncias maiores em menos tempo, agilizando o atendimento em determinadas situações. Missões como transporte de enfermos entre hospitais, transporte de órgãos, entre outros, poderão ser realizadas, inclusive no período noturno, já que é um avião homologado para voos por instrumentos.

E para fechar o ano, iniciamos a Operação Verão e o serviço voluntário remunerado nas praias, um importante marco para os bombeiros promoverem a segurança dos banhistas nessa época do ano em que o público nas praias apresenta um aumento considerável, com maior incidência de ocorrências.

Em 2020, o CBMAL atendeu a 12.273 ocorrências, sendo 7461 na região metropolitana e 4812 no interior do estado.