CBMAL

BANDA DE MÚSICA

HISTÓRICO DA BANDA DE MÚSICA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

 

 

Após a separação da Polícia Militar em 1993, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) sentiu a necessidade de ter uma Banda de Música em seu quadro. Com alguns Bombeiros músicos e outros interessados em aprender a arte, formou-se então um conjunto musical rítmico para adestrar a tropa.

O embrião de uma banda ganhou mais interessados e, ultrapassando as dificuldades de falta de instrumentos, levou os mesmos a comprarem seu próprio material de trabalho ou até mesmo pedindo instrumentos emprestados a Igrejas Evangélicas locais e a pequenas bandas de Municípios do Estado. No entanto, a arte se expandiu e descobriu novos talentos na corporação.

Somente na gestão do então CEL BM Antônio Campos de Almeida, comandante do CBMAL, foi realizado o sonho da existência de uma verdadeira Banda de Música. Mesmo com limitações, fez sua primeira apresentação no dia 17 de Julho de 2000 ainda não efetivada, em uma solenidade interna no Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) contando apenas com 11 (onze) componentes. Daí então, foi um passo para apresentações em todas as ocasiões dentro e fora do quartel.

Foi institucionalizada através da Lei Estadual nº 6189 de 14 de Agosto de 2000.

Passou a funcionar, em 2002, com 27 (vinte e sete) componentes pertencentes ao quadro Especialista Músico. Em 2006, constava em seu quadro com 45 músicos dentre eles, 19 vindos do primeiro concurso externo específico acontecido no Estado de Alagoas.

 

É um grupo musical bastante atuante no cenário artístico-musical, não só na Área Metropolitana bem como em todo território Alagoano e fora dele. Tem presença marcada em concursos e festivais a exemplo de Juazeiro do Norte no Ceará em 2003 e 2005. De lá, trouxe elogios com referências por pertencer a uma terra de excelentes músicos.

Conta em seu efetivo com músicos de alto nível técnico-profissional sempre prontos a desempenhar suas funções com galhardia e entusiasmo.        Sua participação acontece por meio de apresentações em diversos tipos de eventos, tais como: concertos populares, solenidades cívicas e militares, concertos didáticos e eventos religiosos.

Regida pelo MAJ R/R BM Marcos de Oliveira Silva no período de 2000-2018, regente fundador, deixando a sucessão para oMAJ BM Ivan Santos Simões, o CAP BM Ailson Melo dos Santos e o 1º TEN Jailsom Domingos da Silva 1º TEN Neurivaldo Siqueira Lima Filho e 2º TEN Lúcio Antônio Melo dos Santos, 2º TEN LEONILDO PEREIRA GOMES, que juntos à bandae seu repertório, encantam a corporação e toda comunidade, estreitando assim, o relacionamento entre a caserna e o mundo civil. Recebe o apoio do atual Comandante, demais Oficiais, Praças e aprovação de todos que a ouvem.

 

Em seus 21 anos de existência, participou de vários projetos, dentre eles:

- Vem ver a banda tocar ( Praia de Ponta Verde);

- Lazer na praça (Praça centenário);

- Domingo na praça (Bairro Graciliano Ramos);

- Dia do profissional de Educação física;

- Bombeiro mirim ( nas escolas Municipais de Maceió);

- Bandas nas comunidades de Maceió;

- Projeto de aprendizagem (flauta doce ) para ré educandos de Maceió;

- Participação no projeto com crianças carentes do bairro de pontal-Maceió/Al, entre outros:

Endereço

  • LADEIRA ADOLFO GUIMARÃES, 7 - FAROL, MACEIÓ - AL

Funcionamento Administrativo

  • Segunda-Quarta-Sexta: 9:00 - 13:00
  • Terça-Quinta: 7:00 - 13:00
  • Sábado-Domingo: Fechado

Contatos