CBMAL

GRUPAMENTO DE INCÊNDIO

 O Grupamento de Incêndio do Corpo de Alagoas Militar do Estado de Alagoas, teve origem com a lei Lei nº 3.541, de 29 de dezembro de 1975, com sede no quartel onde hoje funciona o Quartel Geral do CBMAL, localizado na Av. Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra, Maceió/AL. Teve a seguinte estrutura: Comando, Estado Maior, Seção de Comando e Serviço e Seção de Incêndio, que era dividida em 3 subseções de Incêndio e uma de Salvamento e Proteção.

No dia 15 de maio de 1979, através de convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros e a INFRAERO, foi criada a Seção contra Incêndio, localiazada no aeroporto, onde funciona atualmente o 3º SGI, com a finalidade de atuar em ocorrências envolvendo aeronaves. O Grupamento de Incêndio, além de atuar no combate a incêndios, era também responsável pelas atividades de Busca e Salvamento (GBS) e de acidentes automobilísticos (traumas), executadas atualmente pelo Grupamento de Socorros e Emergências (GSE).

Com a desvinculação da PM no dia 26 de maio de 1993 a divisão operacional do CBMAL passou a adotar uma nova nomenclatura, sendo dividida em Grupamentos de Incêndio (1º GI em Maceió, 2º GI em Arapiracae 3º GI no aeroporto), GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) GDc (Grupamento de Defesa Civil). Visando melhor atender a comunidade, no dia 14 de abril de 1997, o 1º Grupamento de Incêndio teve sua sede transferida para o prédio anexo ao DER, no bairro do Tabuleiro do Martins. Com a publicação da Lei. 7.444 de 28 de dezembro de 2012, o Grupamento de Incêndio está atualmente dividido em 1º SGI, no Tabuleiro dos Martins, no complexo do Departamento de Estradas e Rodagem - DER; o 2º SGI - Localizado no Quartel do Comando Geral, na Av. Siqueira Campos - trapiche da Barra; 3º SGI(Seção contra incêndio - Aeroporto) localizado na BR nº 194, KM 91, Tabuleiro do Pinto Maceió-AL, Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. 

Endereço

  • AV. DEP. SERZEDELO DE BARROS CORREIA (BR-316), S/N, SANTOS DUMONT

Funcionamento Administrativo

  • Segunda-Quarta-Sexta: 9:00 - 13:00
  • Terça-Quinta: 7:00 - 13:00
  • Sábado-Domingo: Fechado

Contatos

  • Seção de Combate a Incêndio - Aeroporto - SCI-Aeroporto
  • (82) 3036-5492