O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) deu início, na manhã desta quarta-feira (26), em Maceió, ao 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos para Corpos de Bombeiros Militares da Região Nordeste. O evento, que ocorre até esta quinta-feira (27), reúne mais de 75 bombeiros militares do Nordeste e conta com a presença de autoridades e especialistas da área de todo o país.
O workshop surgiu de uma parceria da corporação com a empresa Resgatécnica - Equipamentos para Resgate e Salvamento, em resposta à crescente necessidade de diversificação das fontes de financiamento, elemento essencial para o fortalecimento institucional dos Corpos de Bombeiros Militares na execução de serviços especializados.
O evento tem o intuito de promover a troca de experiências e a capacitação de profissionais da região na elaboração, captação e execução de recursos provenientes de fontes alternativas, com foco especial naqueles que atuam nas áreas de planejamento, finanças, projetos, convênios e captação de recursos.
Abertura
A cerimônia de abertura, presidida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Sérgio André Verçosa, contou com a presença do diretor da Resgatécnica, Edward Gontijo; dos coronéis Carlos José de Azevedo, comandante da Academia da Polícia Militar, e Moisés Pereira, coordenador da Defesa Civil; do tenente-coronel Jobasine, representando o Fundo Especial para Segurança Pública; e da diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, responsável pela aula magna que abriu o evento.
O comandante-geral do CBMAL destacou a importância de um evento dessa magnitude para o fortalecimento e melhoria das corporações. “O 1º Workshop de Captação de Recursos Alternativos é um encontro histórico que reúne profissionais, gestores e especialistas para discutir um tema que, mais do que estratégico, tornou-se vital para a sustentabilidade e o futuro das nossas corporações. A capacidade de captar, gerir e executar recursos de forma eficiente, responsável e alinhada às necessidades da sociedade. Não se trata apenas de buscar mais recursos, mas, principalmente, de buscar melhores recursos.”, ressaltou.
.jpg)
O primeiro dia do evento contou com a aula magna de Camila Pintarelli, focada no funcionamento e nas perspectivas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Na sequencia, o tenente-coronel Raphael Franco Cavalcante, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com duas palestras: “Fundo a Fundo: adequando os planos dos CBMs às portarias vigentes” e “Estratégias de execução dos recursos captados”, abordando de forma prática como alinhar os projetos às normativas atuais e garantir a efetividade na aplicação dos recursos.
Durante a tarde, a programação segue com novos aprendizados e conhecimentos, com as palestras “Captação de Emendas Parlamentares” e “Método de Captação e Metodologia CRM”, apresentadas pelo capitão João Gustavo de Souza Cruz, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e “Orçamento Público: teoria e prática no Legislativo”, com o assessor de Orçamento da Câmara dos Deputados, Hugo Zampieri. encerrando o primeiro dia de programação.