Duas bombeiras do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluíram o Curso de Operações de Resgate (COR/2025), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. A capacitação, realizada em Goiânia, durou 47 dias e teve como objetivo especializar bombeiros militares para atuação estratégica em operações de resgate e atendimento pré-hospitalar.
O COR tem o intuito de formar bombeiros militares em Suporte Básico de Vida, padronizar a doutrina do resgate e o atendimento pré-hospitalar, além de criar agentes multiplicadores em suas corporações. As soldadas Jéssica Martiliano e Isabelle Spinelli, do Batalhão de Bombeiro Militar de Socorros de Emergências (BBMSE), representaram o CBMAL na formação.
A soldado Spinelli destacou a importância da participação no curso para adquirir conhecimentos e trocar experiências. "Acredito que realizar um curso fora do estado, apesar dos desafios, é extremamente enriquecedor. A experiência proporciona contato com uma realidade distinta, observação de diferentes abordagens e aquisição de novos conhecimentos. Isso expande os horizontes intelectuais, amplia as opções de atuação e favorece a criação de uma rede de contatos profissionais.", conta.
A soldado Jéssica também evidenciou a relevância e desafios da experiência, além de destacar a importância do intercâmbio técnico e operacional entre as instituições bombeiro-militares.
.jpg)
"Enfrentamos desafios pessoais e profissionais durante esses 47 dias, como a saudade de casa e a adaptação a um ambiente diferente. Além do atendimento pré-hospitalar, tivemos a oportunidade de conhecer, aprender e praticar atividades em diversas áreas do Corpo de Bombeiros. Essa experiência foi essencial na minha carreira como bombeira militar, pois me formou como uma profissional qualificada para atender com excelência a nossa população", concluiu.
A participação das militares no COR representa um avanço na capacitação técnica e operacional do CBMAL, demonstrando a preparação da tropa para ocorrências complexas de salvamento e resgate. Além disso, possibilita a disseminação dos conhecimentos adquiridos em Goiás, beneficiando toda a corporação alagoana e a sociedade atendida.