Ascom CBMAL
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluiu, com êxito, a primeira fase do projeto de modernização do sistema de prontuário eletrônico BMSaúde. A nova versão, focada na reestruturação completa dos processos de atendimento médico, foi apresentada à Diretoria de Saúde nessa segunda-feira (22), no bairro da Jatiúca, em Maceió.
Com previsão de implantação em 2025, a nova versão do sistema BMSaúde oferece um fluxo de atendimento mais claro, seguro e eficiente para os profissionais de saúde. O projeto foi conduzido pela equipe da DTI, composta pelo chefe de Desenvolvimento de Softwares, capitão Mário, pelo desenvolvedor de Software, Cabo Marlon, e pela analista de Processos, Carla Cristina Melo de Araújo Costa.
Iniciado em 2024, o desenvolvimento envolveu uma análise aprofundada dos fluxos da Diretoria de Saúde, com o objetivo de alinhar o sistema aos avanços nos métodos e nas práticas adotadas pela área. Entre as principais demandas, destacaram-se a padronização dos formulários de inspeção de saúde e a necessidade de atender, de forma mais eficiente, às especificidades dos atendimentos de odontologia e enfermagem.
Um dos pilares dessa etapa foi a aplicação da metodologia de Mapeamento de Processos, que permitiu identificar, com precisão, a situação atual dos atendimentos. Esse diagnóstico detalhado possibilitou reconhecer gargalos, entender suas causas e, a partir daí, planejar soluções mais adequadas à realidade da Diretoria de Saúde.
Principais melhorias
A atualização representa um avanço significativo na gestão da saúde da tropa, proporcionando maior eficiência, clareza e padronização dos processos. As principais atualizações incluem:
Fluxo Direcionado: O sistema agora guia o profissional de saúde durante o atendimento, motivando a execução de todas as etapas processuais;
Padronização: Implementação de um questionário padrão para as inspeções de saúde e atualização dos campos dos formulários para a realidade atual da corporação;
Inclusão de Especialidades: O sistema foi adaptado para registrar adequadamente os atendimentos odontológicos e de enfermagem, classificando-os de forma específica no histórico do militar;
Inspeções de Saúde Sistematizadas: O novo módulo de inspeção destaca doenças crônicas, controla a validade e o status dos exames e permite a inserção de valores de exames laboratoriais.
Entretanto, as melhorias não param por aí. As próximas etapas envolvem a ampliação dos processos de vacinação, a otimização dos relatórios de atendimento, o aperfeiçoamento do agendamento de consultas e inspeções de saúde. Essas ações visam enriquecer e fortalecer ainda mais a gestão institucional, garantindo aos bombeiros militares um acesso à saúde cada vez mais eficiente e de qualidade.