Com letra e arranjo compostos pelo 2º sargento Romero, a canção marca a história da Academia
Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL (*Sob supervisão)
Os hinos representam muito mais do que letra e melodia, são marcos que celebram histórias, vitórias e têm o poder de evocar amor e sentimento de pertencimento. Foi assim, inspirado pela paixão e pela história do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que o 2º sargento Romero criou o hino oficial da Academia de Bombeiro Militar (ABM).
Em 26 de maio de 2023, a Academia de Bombeiro Militar (ABM) foi inaugurada, em Arapiraca. A iniciativa permitiu que os cursos de formação e aperfeiçoamento de oficiais, que anteriormente eram realizados fora de Alagoas, passassem a ser feitos no próprio estado, representando um marco para a capacitação dos militares. No mesmo ano, foi iniciado o processo para a criação do hino.
Na ocasião, três militares, todos integrantes da banda de música do CBMAL, submeteram propostas de hinos. Após audição e votação por parte dos membros da ABM, em 2024, o hino oficial, com letra e arranjo compostos pelo 2º sargento Romero, foi divulgado.
Processo de criação
Formado em Música pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Romero sempre foi estimulado pelo pai a estudar música e seguir carreira militar, inspirado pelo irmão, que era músico das Forças Armadas. Em 2006, aos 22 anos, Romero ingressou na banda do CBMAL.
Mesmo tendo formação em música, Romero explica que a composição foi um desafio. “Eu nunca tinha colocado em prática essa questão de composição, porque a minha área é muito voltada para performance musical no meu instrumento, o clarinete. Então, foi bastante desafiador”, conta.
O processo de criação da letra e melodia levou cerca de um ano. Durante esse período, o militar estudou diversos hinos para compreender suas estruturas. Além disso, pesquisou a história do CBMAL, o que enriqueceu ainda mais a composição, apesar dos desafios enfrentados.
“Fazer o arranjo para banda de música, destrinchar não somente a melodia, mas criar contrapontos, harmonias para os instrumentos da banda e encaixar tudo com a percussão, foi um grande desafio”, conta.
O resultado saiu oficialmente no Boletim Geral Ostensivo do dia 17 de maio de 2024. O músico conta como foi a emoção ao saber que sua composição havia sido escolhida como o hino oficial.
“Eu fiquei superemocionado porque sabia que, naquele exato momento, o meu nome estaria entrando para a história do CBMAL. O hino, que com a graça de Deus pela inspiração que Ele mandou, tinha vencido e ia ser eternizado por toda a história”, relembra.
Ele ainda dedicou o feito à família, que o apoiou durante todo o processo. “Eu dediquei isso aos meus pais, ao meu saudoso pai, que, se estivesse aqui conosco, estaria superemocionado e orgulhoso, e à minha mãe, a quem também dedico. Toda a minha família passou como um filme na minha cabeça, meus filhos, minha esposa, que me deram total apoio. Foi uma grande vitória”.
Mais do que uma música, o hino coroa a importância e o marco histórico que representam a criação da Academia de Bombeiro Militar, que fortalece a segurança pública no estado, formando oficialmente seus próprios militares de forma independente, com treinamentos de qualidade e profissionais qualificados.
Confira o hino oficial na íntegra:
HINO DA ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR DE ALAGOAS
Academia de Bombeiro Militar,
É a casa dos bravos guerreiros,
Neste solo alagoano,
É que juramos,
Salvar vidas o tempo inteiro.
Academia de Bombeiro Militar
Vidas alheias e riquezas a salvar,
Conhecimento, disciplina e tradição,
É nossa lição, Senhor, dê-me a missão.
Logo, aprendemos os nossos valores,
Não se esvaem no caminho do tempo,
No moral dos novos combatentes,
E no requinte,
Dos nossos experientes bombeiros.
O altruísmo aqui predomina,
Na rotina da academia,
Com a garra de um soldado voraz,
É que aprendemos,
Nem um passo daremos atrás.
Chegado o dia de nossa formatura,
Bem diante de nossas famílias,
Declaramos que a lealdade,
É o que constrói,
Nessa escola formadora de heróis.
Autor: 2º Sgt J Romero