CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE CAPACITAçãO INTERINSTITUCIONAL SOBRE ABORDAGEM A TENTATIVAS DE SUICíDIO

  • 11/09/25
  • 07:09

Evento destinado aos profissionais da saúde e segurança pública ocorre no Quartel do Comando-Geral, no bairro Trapiche da Barra

Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, nesta quarta-feira (10), a Capacitação Interinstitucional em Procedimentos Operacionais na Abordagem a Tentativas de Suicídio. O evento, realizado no Quartel do Comando-Geral, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, reuniu profissionais da  saúde e segurança pública, com o objetivo de fortalecer ações integradas e aprimorar protocolos de atendimento humanizado em situações de crise.

A formação, ministrada pelos bombeiros militares, abordadores da corporação, tem como principal objetivo promover a integração entre os profissionais do CBMAL, SAMU e forças de segurança pública, difundindo a doutrina técnica do Corpo de Bombeiros e padronizando os procedimentos operacionais em ocorrências dessa natureza.

O evento também visa fortalecer o fluxo de cooperação entre as instituições, garantindo respostas mais eficazes e humanas às tentativas de suicídio, contribuindo para salvar vidas e reduzir o sofrimento psíquico.

Participaram da solenidade o coronel Sérgio André Verçosa, comandante do CBMAL; o coronel André Madeiro, diretor-presidente do Departamento Estadual de Aviação (DEA); a tenente-coronel Elaine Kristhine, coordenadora do Programa Salva Mais; e a perita-geral Rosana Coutinho, da Polícia Científica de Alagoas (POLC).

Abordagem técnica e humanizada

A formação na área é primordial, pois, historicamente, a atuação de bombeiros e policiais em tentativas de suicídio se baseava em técnicas de distração e contenção física, com foco exclusivo na preservação da vida, independentemente dos meios. No entanto, nos últimos anos, o CBMAL adotou uma abordagem mais humanizada, baseada em escuta ativa, empatia e construção de vínculo com a vítima, a chamada abordagem de dissuasão.

A metodologia busca restaurar a esperança da pessoa em crise, apresentar alternativas e incentivá-la, de forma voluntária, a desistir do ato. A técnica representa um avanço importante na forma como os profissionais lidam com essas ocorrências, incorporando princípios da psicologia e do atendimento pré-hospitalar.

Desde 2018, o CBMAL tem investido na formação especializada de seus profissionais. Naquele ano, foi realizada a primeira edição do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), com apoio dos Corpos de Bombeiros dos estados do Ceará e de Pernambuco. Em 2019, um militar foi enviado ao estado de São Paulo para participar do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (ATTS), promovido pela Polícia Militar paulista.

Já em 2020, o CBMAL realizou a primeira edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS) em Alagoas, seguido por outras duas turmas em 2024 e 2025. 

Também em 2025, como marco, do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, o CBMAL promoveu a primeira capacitação interinstitucional para outras instituições, incluindo SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica, consolidando a doutrina da abordagem humanizada e o fluxo operacional entre as organizações.

 

*Estagiária sob supervisão.