CBMAL

CADELA DO BOMBEIROS LOCALIZA RESTOS MORTAIS A TRêS METROS DE PROFUNDIDADE EM UNIãO DOS PALMARES

  • 13/08/25
  • 12:08

Hope, que recentemente conquistou duas certificações nacionais, auxiliou nas buscas por mulher desaparecida desde 2024

Com auxílio da cadela Hope, ossada humana foi encontrada em área de plantação de bananeiras no município de União dos Palmares / Ascom CBMAL

 

Igor Ferreira*/ Ascom CBMAL (*Sob supervisão)

 

A cadela Hope, do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), localizou, na terça-feira (12), uma ossada humana enterrada a aproximadamente três metros de profundidade em uma área de plantação de bananeiras no município de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. A ocorrência mobilizou três viaturas e nove militares, em apoio à Polícia Civil, que investigava o desaparecimento de uma mulher desde novembro de 2024.

Acompanhadas pelos policiais para localizar um possível corpo, as guarnições utilizaram a capacitação técnica de Hope para identificar o ponto exato onde a vítima estava enterrada. Após a escavação, os restos mortais foram retirados e encaminhados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML) para as devidas perícias.

Hope: uma história de dedicação e resultados

A destreza operacional da cadela Hope é o reflexo de muito trabalho técnico e treinamento. Ela recentemente obteve duas certificações nacionais durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom 2025). As conquistas foram nas modalidades de busca de restos mortais em ambiente urbano e de busca urbana por pessoas vivas, confirmando a excelência do trabalho desenvolvido pelo CBMAL com seus cães de busca e resgate.

Integrante do Canil do CBMAL, criado em 2017, Hope atua sob a condução do sargento Alvorável. Atualmente, a corporação conta com cinco cães operacionais e um filhote em treinamento. Com a recente certificação, o CBMAL passa a ter três cães com reconhecimento nacional: Bob, especializado em detecção de odor específico; Rory, em busca de pessoas vivas em ambiente urbano; e Hope, agora certificada tanto para a busca de restos mortais em áreas urbanas quanto para a busca de pessoas vivas.