Com auxílio da cadela Hope, ossada humana foi encontrada em área de plantação de bananeiras no município de União dos Palmares / Ascom CBMAL
Igor Ferreira*/ Ascom CBMAL (*Sob supervisão)
A cadela Hope, do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), localizou, na terça-feira (12), uma ossada humana enterrada a aproximadamente três metros de profundidade em uma área de plantação de bananeiras no município de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. A ocorrência mobilizou três viaturas e nove militares, em apoio à Polícia Civil, que investigava o desaparecimento de uma mulher desde novembro de 2024.
Acompanhadas pelos policiais para localizar um possível corpo, as guarnições utilizaram a capacitação técnica de Hope para identificar o ponto exato onde a vítima estava enterrada. Após a escavação, os restos mortais foram retirados e encaminhados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML) para as devidas perícias.
Hope: uma história de dedicação e resultados
A destreza operacional da cadela Hope é o reflexo de muito trabalho técnico e treinamento. Ela recentemente obteve duas certificações nacionais durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom 2025). As conquistas foram nas modalidades de busca de restos mortais em ambiente urbano e de busca urbana por pessoas vivas, confirmando a excelência do trabalho desenvolvido pelo CBMAL com seus cães de busca e resgate.
Integrante do Canil do CBMAL, criado em 2017, Hope atua sob a condução do sargento Alvorável. Atualmente, a corporação conta com cinco cães operacionais e um filhote em treinamento. Com a recente certificação, o CBMAL passa a ter três cães com reconhecimento nacional: Bob, especializado em detecção de odor específico; Rory, em busca de pessoas vivas em ambiente urbano; e Hope, agora certificada tanto para a busca de restos mortais em áreas urbanas quanto para a busca de pessoas vivas.