CBMAL

ASSESSORIA DO CBMAL PARTICIPA DE REUNIãO COM SECRETáRIO DE COMUNICAçãO DO ESTADO EM MACEIó

  • 19/02/25
  • 11:02

No encontro, foram debatidos alinhamentos sobre a publicidade e o marketing relacionados à Taxa de Incêndio dos bombeiros

Alessandra Lima*/Ascom CBMAL

A Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) participou, na manhã desta terça-feira (18), de uma reunião com o secretário de Comunicação do Estado, Wendel Palhares, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Durante o encontro, foram debatidos alinhamentos sobre a publicidade e o marketing relacionados à Taxa de Incêndio dos bombeiros, além das demandas do setor de comunicação da instituição vinculadas ao governo de Alagoas.

No momento, estavam presentes o secretário de Comunicação do Estado, o jornalista Wendel Palhares, a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), Renata Bertolino e a assessora de imprensa do CBMAL, tenente-coronel Viviane Suzuki, além dos representantes da assessoria, produção e marketing da corporação, o 3º sargento Perciano e o 2º sargento R. Marcelo.

O encontro teve como objetivo alinhar a comunicação institucional do CBMAL com a SECOM, visando ampliar a visibilidade e a divulgação da Taxa de Bombeiros, tributo obrigatório recolhido anualmente para auxiliar no combate a incêndios em edificações. Além disso, foram discutidas as demandas da área de comunicação e gestão da instituição, em conformidade com as diretrizes da secretaria de comunicação, para garantir transparência e responsabilidade no repasse de informações.

Taxa de Bombeiros

O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação tributária prevista na Lei n.º 6.442, de 31 de dezembro de 2003, devida por todos os proprietários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis localizados nos Municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi. 

A arrecadação proveniente da taxa é destinada exclusivamente à melhoria dos equipamentos, estrutura e serviços prestados pela corporação, sendo um tributo específico para a prevenção e o combate a incêndios em edificações. 

A taxa é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto diretamente no site oficial da corporação (clicando aqui). Já a segunda etapa acontece a partir do segundo semestre do ano, com a entrega dos boletos físicos pelos Correios para aqueles que não realizaram o pagamento on-line.

*Estagiária sob supervisão.