Revista Eletrônica



Clique na imagem

Menu Principal
Developed by JoomVision.com

 

 alt

Com os objetivos de oferecer informações em saúde para os militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), apresentando, através de mesas redondas, as principais doenças presentes na nossa Corporação, suas causas, tratamento específico e prevenção, bem como traçar metas para melhorar a atividade em saúde, está acontecendo, desde as 7h desta quinta-feira, 11, no Auditório da FAL (Faculdade de Alagoas), a I Jornada de Proteção à Saúde do CBMAL.
Segundo a Capitã BM Meidja Mesquita, coordenadora do evento, a iniciativa de realizar a I Semana de Promoção à Saúde e a I Jornada de Proteção à saúde partiu da elevação de notificações dos pacientes bombeiros militares com hipertensão arterial, obesidade e diabetes. “A partir do momento que esses militares procuram a Diretoria de Saúde e ficam afastados ou com uma carga de trabalho diferenciada, a Corporação e os próprios militares acabam prejudicados. Então queremos alertar os bombeiros para os cuidados com sua saúde e para os riscos de doenças que podem ser diminuídos quando existe prevenção”, enfatizou a coordenadora.

No evento, estão presentes 140 bombeiros militares, entre oficiais e praças dos setores e grupamentos do CBMAL e todo o quadro de saúde da Corporação. Dentre as palestras ministradas estão: “Risco Cardiovascular”, “Diabetes Melitus”, “Doenças oftálmicas e de pele relacionadas à exposição solar”, “Entorses”, “Cuidados no pós-operatório”, “Ferimentos”, “Saúde do homem”, “Transtornos mentais relacionados a doenças clínicas”, “Halitose” e “Qualidade de vida”.
Para o Subcomandante Geral do CBMAL, Coronel BM Gláucio Alcântara, a conscientização e prevenção com relação a alguns riscos são os fatores mais importantes para evitar males. “As doenças são resultado do estilo de vida, alimentação e estresses de cada um, então conscientizar e prevenir através de palestras como essas pode modificar a vida e os hábitos de muitos bombeiros”, citou.
Nos dias 09 e 10, com o tema “Saúde e bem estar dos bombeiros”, a Diretoria de Saúde do CBMAL também realizou I Semana de Promoção da Saúde (SEPROSAU), destinada exclusivamente aos bombeiros militares alagoanos e segundo o Subcomandante Geral é proposta do Comando da Corporação continuar com o SEPROSAU nos próximos anos, com enfoque para outros temas importantes à saúde do bombeiro militar.

 

 

 

Previsão do Tempo