CBMAL

AFOGAMENTO

Antes de qualquer procedimento ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros.
 
Afogamento é a aspiração de líquido, causado por submersão. Infelizmente, é uma ocorrência constante e recorrente.

- Muitos afogamentos acontecem nas residências. Crianças aprendendo a andar podem cair dentro de baldes com água, banheiras, vasos sanitários e acabam sendo encontradas, muitas vezes, sem vida.

- Nunca tente salvar alguém se não tiver condições;

- Não superestime sua capacidade natatória. 48% dos afogados acham que sabem nadar. TENHA CUIDADO!

- Após reconhecer um afogamento, ligue para o 193, ou peça alguém, antes de iniciar o socorro; se você for o socorrista, tente realizar o socorro sem entrar na água. Utilize uma bóia, corda, galho, etc.

ATENDIMENTO À VÍTIMA DE AFOGAMENTO

- Mantenha a vítima deitada lateralmente;

- Aqueça-a;

- Observe se ela respira ;

- Se receber instruções do atendente do 193, socorra a vítima e leve-a ao hospital, caso contrário, espere a chegada da equipe especializada. 

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

- Ajoelhe-se ao lado da vítima e localize o centro do tórax;

- Com os braços esticados, usando o peso dos ombros, uma mão sobreposta a outra e com os dedos entrelaçados, inicie as compressões torácicas que devem ser contínuas e ininterruptas;

- Não faça ventilações;

- A cada dois minutos, poderá ser feito um revezamento com outra pessoa, desde que a troca não demore mais de 1 segundo;

- Uma vez iniciada a reanimação cardiopulmonar, só poderá ser interrompida quando os bombeiros, o SAMU ou um médico presente assumir o caso, ou se a vítima mostrar sinais de responsividade.

 

Últimas Notícias