SUBTENENTES DE ALAGOAS CONCLUEM 1ª TURMA DE CHOA EM SERGIPE

• 21/08/17

Texto e fotos: Ascom/CBMSE

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou nesta sexta-feira (18), no auditório do quartel central de Aracaju, em Aracaju/SE, a formatura de encerramento da 1ª turma do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA) 2017. Iniciado em 10 de abril deste ano, o curso teve sete formandos, sendo cinco subtenentes do CBMSE e dois do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Ao todo, foram três módulos de curso, totalizando 667 horas/aulas, com uma grade curricular composta por 25 disciplinas. Dentre os assuntos abordados na capacitação, estavam sistema de segurança pública; gestão de recursos humanos; noções de direito; sistema de comando de incidentes; segurança e proteção contra incêndio; técnica e tática de salvamento; atendimento pré-hospitalar e resgate veicular.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, o comandante do CBMSE, coronel BM José Erivaldo Mendes, destacou a necessidade de capacitação contínua da tropa. “Cursos como este são muito importantes, pois trazem uma nova formação e nova atualização de conhecimentos para os profissionais que trabalham na corporação há muito tempo. Além disso, acrescenta novos conhecimentos relacionados ao nível da carreira em que eles se encontram, afinal esses alunos serão futuros oficiais da corporação, que terão de fazer gestão de pessoas e de patrimônio da instituição”, afirma.

De acordo com o subtenente BM Edmilson Joaquim dos Santos, que ficou como primeiro colocado na classificação do curso, com média 9.37, o curso foi, acima de tudo, uma ótima oportunidade para o militar que já atingiu o posto de subtenente buscar algum tipo de aperfeiçoamento e atualização profissional. “Estamos prestes a ingressar em uma nova fase da carreira, com a possibilidade de se qualificar mais ainda e ter uma sequência de carreira mais tranquila”, diz.

Segundo o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI) do CBMSE, tenente coronel BM Max Oliveira Meneses, os alunos ingressaram na turma I do CHOA/2017 em observância às suas antiguidades dentro dos respectivos quadros, sendo submetidos a avaliações práticas e teóricas. “O curso é um pré-requisito para a ascensão da carreira dos oficiais. O diferencial desse curso é o fato de ser voltado tanto para a parte de gestão quanto para a parte operacional, afinal existe a possibilidade de esses oficiais administrativos tirarem serviço nessa área específica”, explica.

Esse diferencial do curso citado pelo chefe do DEPI foi bastante elogiado pelos militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas, que estão acostumados a cursos voltados principalmente para a área de gestão. O subtenente BMAL Osmar Nery, reforça que finalizou o curso com grande conhecimento e com a responsabilidade de levar adiante, a seu estado, os ensinamentos e as práticas passados pelos instrutores de Sergipe. “Com a grade que foi aplicada, ganhamos muito em relação à parte operacional, podendo assim adquirir um maior conhecimento e passá-lo aos nossos subordinados”.

O subtenente BM Tony Lima, também do CBMAL, conta que ficou bastante motivado com a formação proposta pelo curso. “Viemos para Sergipe com a ideia de que teríamos uma formação mais voltada para a parte administrativa, no entanto, tivemos uma formação voltada para o combate, ou seja, uma visão inovadora e importante, que, com certeza, vamos difundir no CBMAL”, diz o aluno.