CBMAL

MILITARES DO CBMAL PARTICIPAM DE EXERCíCIO COM FOGO REAL NO ESPíRITO SANTO

  • 02/08/17
  • 09:08

O tenente Rafael Duarte e o sargento Alyson Santa Rosa participaram do Curso de Instrutor de Exercício com Fogo Real, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), realizado entre os dias 19 e 21 de julho, na capital capixaba. A instrução busca apresentar na prática os vários estágios de um incêndio, incluindo os comportamentos extremos do fogo.

O treinamento de duas semanas contou com aulas teóricas e práticas abordando os seguintes temas: revisão do desenvolvimento do incêndio e das técnicas; pane de EPR (equipamento de proteção respiratória); protocolo de exercício com fogo real no simulador; equipagem e adaptação ao EPI (equipamento de proteção individual); prática no contêiner, seguida de repetidos exercícios com fogo real.

Para o sargento Santa Rosa, integrante da Comissão de Ensino e Pesquisa (CTEP) de Combate a Incêndio, as instruções foram uma importante ferramenta de aprendizagem, visto que mostraram na prática as diversas fases de um incêndio.

“A instrução de exercício com fogo real é um instrumento didático importante para que os bombeiros possam ver na prática o que ocorre desde a concepção de um incêndio, até os comportamentos extremos do fogo que nós Bombeiros aprendemos na teoria. Além dessa observação do desenvolvimento do incêndio é útil para que os militares possam treinar as técnicas de combate a incêndio ofensivo e ver in loco sua eficiência, melhorando assim as técnicas de combate a incêndio da corporação”, explica o militar.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

O tenente Duarte destaca que o curso foi uma grande oportunidade de aprender a dominar a tecnologia de treinamento no simulador (contêiner). Agora, junto com os dois instrutores que já existem no CBMAL (capitão Fernando Holanda e tenente Messias Feliciano) e o contêiner adquirido no primeiro semestre, eles poderão desenvolver esse tipo de treinamento na corporação.

“O simulador tipo contêiner para exercício com fogo real representa uma mudança no ensino de técnicas de combate a incêndio que está associada a uma mudança no próprio combate a incêndios feito pelas guarnições. Passar pelo simulador é uma experiência marcante para qualquer bombeiro e é objetivo do grupo de instrutores propiciar esse aprendizado para o maior número de militares, inclusive com a formação de novos instrutores num curso de instrutores a ser realizado em breve”, ressalta o oficial.

O curso de formação de instrutores está previsto para o mês de novembro. A ideia é que em 2018, sejam realizadas instruções complementares as INO (Instruções de Nivelamento Operacional), e assim, toda a tropa operacional do bombeiro passar pelo exercício com fogo real, que será realizado com o contêiner. “Isso também já vai servir de instrução para os novos alunos que estarão chegando agora pelo novo concurso. Esse treinamento já vai estar inserido na formação deles”, garante o sargento Santa Rosa.


Últimas Notícias