CBMAL

BOMBEIROS PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAçãO DE BOMBEIRO CINOTéCNICO EM SANTA CATARINA

  • 25/07/17
  • 14:07

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas enviou para a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, três bombeiros militares pertencentes ao canil do CBMAL para se especializarem no curso de formação de bombeiro cinotécnico. Os cabos José Alberto e Shirley Barros e o soldado Iata Pitanga que estão no canil há cerca de um ano tiveram a oportunidade de se especializarem no maior centro de formação de busca e resgate com cães do Brasil.

O curso ocorreu de 25 junho a 08 de julho no Centro de Referências em Desastres Urbanos, em Xanxerê, e durante esse período os militares puderam se aperfeiçoar tanto em busca urbana, quanto busca rural, tiveram instruções em estruturas colapsadas e mata, com cadáveres e vivos, entre outros aspectos das áreas de busca e resgate. Além disso, aprenderam sobre aspectos de criação e manutenção canina para aplicarem todos os cuidados à Txuca e ao Scooby, cães de salvamento do CBMAL.

Para o cabo José Alberto foi de suma importância esse curso, pois eles precisavam estar capacitados para atuar no serviço de busca e resgate com cães. “Foi um curso muito bom e muito intenso, com instruções durante todo o dia e muitas vezes durante a noite e madrugada. Lá estavam também outros bombeiros de outros estados se especializando e isso mostra que o resgate com cães busca cada vez mais uma padronização de atendimento em todo o Brasil, o que é de grande importância para o serviço”, disse.

O curso de formação de bombeiro cinotécnico traz a especialização para os demais integrantes da equipe do canil que precisavam ser especializados para trabalhar os cães que já estão em operação, com a certificação e com todas as informações necessárias para operacionalizar o resgate com cães de maneira segura e técnica. Dessa forma e com mais essa capacitação, todos os bombeiros integrantes do canil do CBMAL está devidamente certificados.

 


Últimas Notícias