CBMAL

PROJETO ESCOTEIROS DO FOGO ABRIRá INSCRIçõES NESTA QUARTA, 19

  • 17/07/17
  • 11:07

 

Unir a formação escoteira com princípios prevencionistas são objetivos desta iniciativa

 

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil.

Sendo assim, com o objetivo de unir o movimento escoteiro com os preceitos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas surgiu a ideia do Projeto Escoteiros do Fogo. Segundo o major Rômulo Guedes, coordenador do projeto, o movimento escoteiro já existe em diversas forças, como exército, marinha e aeronáutica e será uma ótima oportunidade para trazer essa ideia para o CBMAL. “Queremos inserir a cultura da prevenção. Eles aprendem e podem atuar e ajudar o próximo”, disse.

Neste primeiro momento serão ofertadas 64 vagas, sendo 32 para lobinho e 32 para escoteiros. Poderão participar filhos e parentes de bombeiros militares com o objetivo de formar os chefes da equipe – instrutores e monitores –  e os adultos são responsáveis pelos custos da criança.

As inscrições serão abertas através do campo eventos na intranet a partir de quarta-feira, 19 de julho. Para se inscrever como lobinho é necessário ter entre 6,5 e 10  anos e para escoteiro, 10 e 13 anos. Esta primeira fase ocorrerá de agosto a dezembro de 2017 e em 2018, será aberto para a comunidade.

MOVIMENTO ESCOTEIRO

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.