CBMAL

BOMBEIROS FISCALIZAM COMéRCIO DE FOGOS DE ARTIFíCIO

  • 08/06/17
  • 09:06

Estabelecimentos devem cumprir normas de segurança

                Com a chegada dos festejos juninos a cidade ganha novas cores, e junto a elas velhos costumes ganham força. Um grande exemplo é a soltura de fogos de artifício, os quais encantam adultos e crianças nesta época do ano. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados, e as normas de segurança estão sendo garantidas pelo trabalho de fiscalização constante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através dos militares da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT).

                Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBMAL e cumprir certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade ou compatíveis. A área máxima das barracas deve ser de 60m², e a quantidade máxima de fogos por barraca deve ocupar o espaço de 6m³, conforme art. 96 da Instrução Técnica (IT) Geral Provisória do CBMAL . Ainda segundo a IT, não é possível que o cliente tenha acesso ao interior da barraca de fogos e no caso dos rojões e girândulas, por exemplo, a bitola fica limitada a uma polegada e meia.

                O capitão BM Carlos Vasconcelos, analista da corporação, explica que é importante os consumidores atentarem para as informações de lote, data de fabricação e engenheiro químico responsável contidas nas embalagens dos fogos: “no caso do consumidor seguir todas as normas para manuseio do produto e mesmo assim ele apresentar algum mal funcionamento que possa colocá-lo em risco, ele poderá usar essas informações para garantir os seus direitos”, cita.  O analista acrescenta que é proibida a venda de fogos à granel, fora da caixa e por unidade. “Todas as informações do fabricante, de manuseio e cuidados estão contidas na embalagem do produto e caso ele compre esses fogos fora da caixa, ele não terá acesso a essas informações que são essenciais para o consumidor”, explica.

FUNCIONAMENTO

Para que as barracas de fogos funcionem dentro das normas, os donos devem apresentar os projetos de segurança dos locais na SAT para análise. Assim que o projeto é analisado, é realizada vistoria técnica solicitada pelo proprietário da barraca para que as vendas sejam liberadas e haja a emissão do certificado de aprovação. Durante a vistoria é observada a instalação dos equipamentos conforme projeto (extintores, luminárias de emergência, placas de sinalização e placas indicativas com os dizeres “PERIGO, “PROIBIDO FUMAR”); além de outras normas de segurança.

                Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, quanto durante a utilização, como observar a classificação dos artefatos (Classe A - Infantil; Classe B - Juvenil; Classe C - Adulto; Classe D - Profissional), ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto, não soltar fogos em locais cobertos ou fechados, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas. Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Alagoas. Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone 181.

DENÚNCIA

Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone 181 para que o Corpo de Bombeiros tome as medidas cabíveis.

Algumas dicas para brincar esse período com segurança:

- Só compre fogos em locais autorizados: fogos de artifício clandestinos geralmente não são testados e não possuem orientações do fabricante na embalagem;

- Observar as classificações e tipos de fogos: antes de comprar verifique a classe e o tipo adequado para a pessoa que irá manusear, pois ocorrendo divergência dessa observação, acidentes podem facilmente acontecer;

- Crianças só podem manusear fogos tipo A (chuvinha, chumbinho); adolescentes o tipo B (traques e cobrinhas) e adultos maiores de 18 anos o tipo C (rojões e bombas). Em caso de duvidas, siga as recomendações de uso e idade contidas na embalagem do produto.

- Siga as orientações do fabricante: o vendedor também pode fornecer orientações adicionais no momento da compra;

- Nunca deixe crianças soltar fogos sozinhas: sempre acompanhe seus filhos quando forem soltar fogos, oriente sobre os perigos e manuseie os mais perigosos;

- Em caso de falha, não tente reutilizar o produto: jogue água sobre o pavio por segurança ou coloque os fogos não utilizados em um copo com água por precaução;

- Não incentive nem pratique a soltura de balões: Eles podem provocar incêndios urbanos e florestais, além de serem um perigo potencial para aeronaves;

- Não segure rojão com as mãos! Prenda-o em uma armação, cerca ou muro;

- Ao guardar fogos em casa, mantenha-os em local seco, longe de fogões, isqueiros e do acesso de crianças. 

- Solte fogos apenas em locais seguros. Não solte fogos em meio às pessoas, próximo a veículos, próximo às barracas de fogos, próximo a postos de gasolina. Não solte fogos também em baixo de caixas ou latas.

- Jamais carregue bombinhas no bolso;

- Cuidado com o manuseio de álcool ou outros inflamáveis: Opte pelo álcool em gel, se for imprescindível o uso;

- Fogueiras não devem ser acesas próximo a redes elétricas e devem usar pouca madeira, para evitar chamas de grande intensidade;

- Não salte fogueiras. Essa tradição pode lhe custar a saúde ou até mesmo a vida;

- Em caso de queimaduras não coloque nenhum tipo de produto sobre o local afetado, como óleo, manteiga, pasta ou remédios caseiros. Adote os seguintes procedimentos:

       • Procure acalmar a pessoa;

       • Lave o local da queimadura com água fria em abundância e depois cubra com um pano limpo e úmido;

       • Não fure as bolhas;


Últimas Notícias