MéDICOS DO CORPO DE BOMBEIROS REALIZAM ATENDIMENTO à POPULAçãO AFETADA PELAS CHUVAS

• 08/06/17

Por Thaísa Moretti

Oficiais do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) estão realizando atendimento médico de várias especialidades, mitigando o sofrimento de milhares de famílias afetadas pelas chuvas que assolaram o Estado, na última semana.

Nos dias 28 e 30 de maio e no dia 02 de junho, equipes foram deslocadas para Marechal Deodoro, onde fizeram atendimentos na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na qual estão alojadas mais de 50 famílias.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Cel BM Adriano Amaral, atendendo à solicitação da Prefeitura Municipal de Pilar, por meio de sua Secretaria de Saúde, determinou a atuação dos médicos da corporação através do projeto “Bombeiro Militar da Saúde em Ação”, com o propósito de atender às demandas de saúde, secundárias às enchentes que assolaram o Estado recentemente.

As equipes de saúde do CBMAL, compostas por médicos e enfermeiros, vêm prestando assistência diária na cidade do Pilar, contando com o apoio das equipes de saúde locais, atendendo as patologias clínicas de modo geral, que acometeram os adultos, assim como as demandas pediátricas.

Na última segunda-feira (5), a primeira equipe foi deslocada para Pilar, em que, além do atendimento à população, visitaram Unidades de Saúde, o Hospital Nossa Senhora de Lourdes e o centro de medicações da cidade. Ainda em Pilar, participaram de reunião na Câmara de Vereadores da cidade.

“Estamos atuando diariamente, e estamos certos de que o Corpo de Bombeiros tem contribuído de forma bastante considerável para reduzir o sofrimento daquela população, que no presente momento, requer uma atenção especial” conclui o superintendente de saúde, tenente coronel Aldo Calaça.

MEDICINA MILITAR

Segundo o Ministério da Defesa, a medicina militar é considerada como a arte da ciência médica que engloba em particular, os cuidados necessários para manter o bem estar físico e mental dos militares. Seja em tempo de paz, seja em tempo de guerra, ela deve desenvolver ações curativas cirúrgicas ou clinicas, através de ações preventivas, curativas ou de promoção e manutenção da vida e, também, ações logísticas de aquisição, manutenção e distribuição de material de saúde. Em tempo de guerra ou catástrofes naturais ou não, deverá estar apta para atuar como participante primordial no atendimento à população atingida através de seu pessoal e material disponível.