CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS ADQUIRE CONTêINER PARA TREINAMENTO DE COMBATE A INCêNDIO

  • 02/06/17
  • 13:06

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) adquiriu um contêiner, importante ferramenta para realização de treinamentos em combate a incêndio. Esse tipo de baú é bastante utilizado por algumas corporações no Brasil e no exterior e foi adquirido após algumas experiências obtidas no FireDays – seminário operacional realizado na cidade de São Paulo – e planejamento da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP).

“Nosso objetivo é capacitar os bombeiros no combate ofensivo, ambiente encontrado predominantemente no incêndio urbano, neutralizando as possíveis ocorrências de flashover”, explicou o capitão Fernando Holanda, referindo-se às situações em que pode haver uma ignição súbita e generalizada do fogo.

O contêiner se encontra no Grupamento de Incêndio (GI) e, antes de ser utilizado em treinamentos e cursos, passará por algumas adequações como abertura de portas e janelas para controlar a entrada e saída de ar e viabilizar os trabalhos com fenômenos extremos.

Contudo, somente dois militares de Alagoas possuem o Curso de Formação de Instrutores de Flashover (CFCI) e serão necessários pelo menos quatro para realizar os treinamentos no container. Por isso, dois militares deverão ser enviados para o Estado do Espírito Santo para participarem do CFCI, a assim formar uma equipe mínima de instrutores.

“Para realização de queima real em contêiner, precisamos de três instrutores no interior e mais um chamado oficial de segurança na parte externa, para cada seis alunos por vez. O tenente Duarte e o sargento Santa Rosa já passaram pelo primeiro módulo e agora estão indo fazer o segundo módulo, em julho, que os capacitarão para dar aulas dentro do contêiner”, explica o capitão Holanda.

Assim, o planejamento da SEP e da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa em combate a incêndio é que, ainda no segundo semestre, seja realizado um curso de formação de instrutores no estado, viabilizando, em seguida, a realização de cursos e treinamentos para militares de toda a corporação, como o Curso de Combate a Incêndio previsto para o mês de novembro.