CORPO DE BOMBEIROS E OUTROS óRGãOS SE PLANEJAM PARA QUADRA CHUVOSA

• 16/05/17

Com o objetivo de ordenar e ampliar as ações de planejamento e execução de medidas relacionadas com a operação do período chuvoso de 2017, além de coordenar e executar as ações de defesa civil nos aspectos de preparação e resposta, caso haja algum desastre natural, garantindo direito à vida, à segurança púbica e à incolumidade tanto das pessoas e do patrimônio, o Governo do Estado através da Defesa Civil Estadual, se reuniu vom o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e diversos órgãos, na última semana e discutiram ações e planejamentos.

Além do CBMAL, participaram do planejamento a Coordenadoria Estadual e as Regionais de Defesa Civil, Policia Militar, Forças Armadas, Secretarias de estado da Fazenda, da Saúde, da Segurança Pública, AMGESP, Central Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, entre outros.

Na ocasião, os representantes dos órgãos se reuniram para levantar um plano de ação caso houvesse excesso pluviométrico como ocorrido nas enchentes de 2010. Segundo o tenente coronel Eduardo Justo, comandante operacional da região metropolitana, é muito importante enxergar a quadra chuvosa e seus possíveis danos com muita atenção e cautela. Estar preparado para atuar em todas as etapas deve ser sempre uma realidade em Alagoas. “Quando aconteceram as enchentes de 2010 fomos pegos de surpresa e tivemos que lidar com um grande evento natural de maneira imediata, atuando em diversas etapas do processo, inclusive aquelas que não fazem parte da nossa competência. Cada órgão deve ter sua função e deve trabalhar suas ações de maneira organizada e coordenada”, falou o comandante, enfatizando que o papel principal do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas é atuar na fase de resposta.

Com isso, ficou definido que o CBMAL faz parte do grupo operacional do plano de ação, sendo de sua competência o socorro, a proteção à vida e de bens, as ações de busca e resgate, a promoção de evacuação, entre outras. Na reunião foram estudadas hipóteses e cada órgão estabeleceu seu plano de ação dentro das suas possibilidades de atuação.

Para finalizar, o tenente coronel Justo enfatizou a evolução do CBMAL na busca de operacionalização para atuar nestas situações, em caso de necessidade. “Sete anos se passaram e neste período buscamos adquirir equipamentos específicos e realizar cursos de especialização com nossos militares, como foi o curso de resgate em áreas inundadas. E hoje nos sentimos melhor preparados e estaremos sempre buscando discutir situações e nos aperfeiçoar”, concluiu.