CBMAL

TRABALHO CIENTíFICO DO CBMAL é ESCOLHIDO PARA EVENTO NO CANADá

  • 12/05/17
  • 22:05

Pesquisa procura incidência entre o câncer de pele e o exercício da função de guarda-vidas

Bombeiros de alagoas representarão a corporação em evento científico internacional, o World Conference On Drowning Prevention (Conferência Mundial de Prevenção em Afogamentos), que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, em Vancouver, no Canadá. O trabalho “Padrões de comportamento associados a lesões dermatológicas provocadas pela radiação solar em guarda-vidas bombeiros militares” foi aprovado na modalidade pôster dentre mais de 500 trabalhos concorrentes.

A pesquisa foi realizada pela major Elaine Monteiro, mestra em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a major da reserva remunerada Socorro Ventura, médica formada na UFAL com residência em dermatologia e o cabo Heubert Guimarães, enfermeiro também pela Ufal.

“Essa aceitação a nível internacional vem a elevar a nome da corporação mundialmente. Foram inscritos 500 trabalhos e saber que desses, muitos voltaram, mas o nosso foi aceito, transmite reconhecimento quanto a relevância do estudo e nos motiva a continuar com novas pesquisas, garantindo um espaço maior de conquistas na área científica”, ressalta a major Elaine.

De acordo com os colaboradores, o trabalho busca contribuir acerca do câncer de pele, apresentando os resultados de uma avaliação realizada com os militares do grupamento de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), uma vez que esses profissionais que se expõem ao sol, por força do seu trabalho, têm uma incidência maior de lesões pré-malignas e malignas da pele. Além disso, a pesquisa apresenta considerações acerca do uso adequado de fotoprotetor como uma forma de prevenção efetiva.

Para o cabo Guimarães essa participação em um evento internacional será importante para criar conexões com outras corporações, ampliando as possibilidades de desenvolvimento científico no CBMAL.

“Creio que é de extrema relevância esse trabalho pelo feito inédito de publicar uma pesquisa científica produzida em nossa corporação, conseguindo submete-lo em uma conferência mundial. Isso permitirá fazer uma rede de contatos nova e com isso vislumbrar novas perspectivas”, afirma o militar.