DEFESA CIVIL ESTADUAL APRESENTA PLANO DE PREPARAçãO E RESPOSTA EM CASO DE DESASTRES NO PERíODO DE CHUVAS, EM ALAGOAS

• 12/05/17

Apresenta do Plano de Acionamento

O volume de chuvas não deve exceder a média para o período, visando a prevenção de catástrofes no Estado, o Plano foi lançado oficialmente, incluindo as ações da Defesa Civil Estadual e diversas secretarias.

Texto de Aldérico Ferreira

O Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, lançou nesta quinta-feira (11), no Palácio da República dos Palmares, o Plano de Acionamento Interinstitucional para o período chuvoso de 2017.

O Plano tem como objetivo normatizar o acionamento, os níveis de atuação e as relações interinstitucionais dos órgãos estaduais e coordenar, articular e executar ações de Defesa Civil nos aspectos da preparação e resposta a um desastre natural.

- Alagoas passa por um período de estiagem que dura seis anos. Comumente, após longos períodos de estiagem, acontecem grandes períodos chuvosos, o que pode acarretar em acidentes. Estamos nos preparando para minimizar qualquer risco, - declarou o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, MAJ BM Moisés Melo.

A execução deste plano visa o atendimento imediato às populações e/ou bens que estejam ameaçados quando atingidos por eventos adversos, que superem a capacidade de resiliência local, no período chuvoso no estado de Alagoas.

O índice de pluviosidades não deve exceder a média para o período, mas como a previsão pode fracassar, o mais correto a ser feito, é prevenir. Com este propósito, a Defesa Civil Estadual apresentou o planejamento e determinou os processos para evitar grandes incidentes.

- Quem se planeja mais, erra menos. É isso que estamos fazendo. Vamos articular as ações que serão adotadas em caso de necessidade, - completou o Coordenador Estadual.

O Plano de Acionamento inclui a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Polícia Militar (PM), as Forças Armadas, todas as secretarias estaduais, além de Casal, Eletrobrás, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Apresentação do Plano de Acionamento

O planejamento é feito anualmente e outros encontros devem acontecer ao longo do período.

Neste primeiro encontro estiveram presentes, o CEL BM Adriano Amaral da Silva, Comandante do CBMAL; MAJ Fábio Santos, representante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada; 1º SGT PM Jeilson Lima Vieira, representando o Comando do BPA/PM; MAJ BM Bruno, Comandante do Grupamento de Salvamento Aquático; MAJ Dárbio Alvim, Coordenador da SAMU; TEN CEL BM Justo, Sub Comandante do COB Capital; 1ª TEN PM Larissa Soares Porciúncula, representante da Chefia Especial de Operações Aéreas da Segurança Pública de Alagoas; Vinicius Pinho, Coordenador da Sala de Alerta – SEMARH; Alexandre Mafra e Fernando Moraes, representantes da AMGESP; Alzir Lima, Superintendente Especial – SEINFRA; Marcelo Lima, Prefeito de Quebrangulo e representante da AMA; Paulo Lima, representando a UFAL; Raimundo Azevedo da Cunha, Gerente de Área da Eletrobrás; Isarelle Damasceno, Assessora Técnica da Proteção Especial – SEADES; Marcelo Acioli, Diretor Financeiro da Cruz Vermelha; e os Coordenadores Municipais de Defesa Civil.