CBMAL

BOMBEIROS CONCLUEM CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR

  • 27/04/17
  • 12:04

Turma formada em Alagoas, contou com alunos de mais três estados

22 alunos do Curso de Salvamento Veicular Leve (CSVL) receberam os certificados de conclusão, durante formatura realizada no quartel do comando geral. A solenidade, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 27, também premiou os primeiros colocados, os monitores e instrutores do curso.

O CSVL conta com 14 bombeiros de Alagoas, quatro da Bahia, dois do Ceará e dois de Goiás. O curso busca melhor capacitar os militares que atuam no resgate de vítimas de acidentes de trânsito, que vai do desencarceramento – retirada das ferragens - à retirada da vítima do veículo acidentado.

O tenente Rafael Duarte, integrante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (Conasv), conquistou a melhor pontuação, se tornando o 01 da turma.

“O curso foi uma grande realização da CTEP (Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Salvamento Veicular) junto com a SEP (Superintendência de Ensino e Pesquisa) e o GBS. Superou todas as expectativas, mas não surpreendeu pela qualidade e compromisso dos militares que estavam envolvidos na coordenação, instrução e apoio”, destacou o oficial.

O comandante geral parabenizou a turma, pelo esforço de cada um em participar do curso e que eles fossem disseminadores do conhecimento adquirido a longo das duas semanas do CSVL.

“Estamos numa fase crescente de investimento na tropa, virão mais cursos, diante de um planejamento aprovado pelo alto comando da corporação. E é importante que vocês multipliquem esse conhecimento nas unidades e na corporação de vocês”, apontou o oficial.

Já o 1º sargento Madson Sant'Anna, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, agradeceu o poio e acolhimento dos militares alagoanos e pelo conhecimento adquirido com o curso.

“Daqui de Alagoas, os laranjeiras da Bahia, Ceará e Goiás que aqui estão, levarão consigo relevantes conhecimentos em salvamento veicular para poder multiplicá-lo em suas unidades de origem. Quando chegamos aqui, nós estrangeiros, aratacas e laranjeiras f fomos muito bem recepcionados pela coordenação do curso, que não mediu esforços em nos instalar e nos auxiliar no que fosse preciso, traduzindo desta forma o verdadeiro significado do que é ser Bombeiro”, agradeceu o sargento.

 

O CURSO

O CSVL contou com duração de 80h e visou capacitar os bombeiros militares a atender ocorrências envolvendo veículos de pequeno porte, entendendo as tecnologias e as técnicas adequadas para o atendimento desse tipo de acidentes. A formação de  especialistas nesta área não é recente no CBMAL, que já foi considerada referência nacional e realizou os primeiros cursos ainda em 2007, com destaque para um dos primeiros cursos de instrutores de  salvamento veicular do país.


Últimas Notícias