CBMAL

SURFISTAS DA PRAIA DO FRANCêS PARTICIPAM DO SURF-SALVA

  • 08/04/17
  • 22:04

Minicurso foi promovido pelo GSA e contou com 45 participantes

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), promoveu na manhã do último sábado, 8, a segunda edição do Surf-salva, treinamento gratuito para que surfistas atuem de forma segura em resgates de afogados. O minicurso ocorreu entre 8h e as 12h e contou com 45 participantes.

O major, Bruno Vieira, comandante do GSA, acompanhou as atividades e explicou que o intuito é tornar os surfistas parceiros da corporação, já que muitas vezes, eles estão próximos às vítimas.

“O surfista muitas vezes é a pessoa mais próxima da vítima. Ele pode dar o primeiro socorro, acionar o guarda vidas e, aí, a gente complementa o atendimento. Em praias que eles estiverem só, porque a gente não tem posto em todas, ele pode realizar o socorro e chamar o serviço de emergência”, explicou o oficial.

Patrícia Silva é bombeira civil de Aracaju e veio para Maceió exclusivamente para participar do Surf-salva. “Estava de serviço ontem, que sou bombeira civil, e ontem mesmo vim direto pra cá. Fico muito feliz com essa iniciativa por promover esse curso que não é cobrado e passa tanto conhecimento, não só para minha profissão, mas também para minha vida”, afirmou.

O CURSO

Os alunos receberam instruções de: introdução ao salvamento; equipe GV e surfista; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; suporte básico de vida, entre outras de grande importância para a realização de um salvamento adequado e seguro.

A primeira edição do Surf-salva ocorreu na praia da Jatiúca, em Maceió, onde teve 30 participantes. A ideia de realizar o curso na praia do Francês partiu dos próprios participantes do curso realizado anteriormente, devido ao grande número de surfistas e banhistas da região.