CBMAL

PAPELZINHO NO VARAL: BOMBEIROS MIRINS MERGULHAM NO MUNDO DA POESIA

  • 21/03/17
  • 13:03

Olhos brilhando ao ouvir um verso. Uma arte que desperta a imaginação e envolve pessoas em torno de uma história contada através de versos e rimas: a poesia. Para muitos bombeiros mirins, foi a primeira experiência com esta literatura sublime, e através da participação no projeto Papelzinho no Varal, desenvolvido pela ONG Lumeeiro, com recursos do Ministério da Cultura, eles puderam conhecer um pouco mais deste universo e aprofundar a leitura.

A atividade foi realizada durante a manhã desta terça-feira, no pólo alfa do projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), nas instalações do estádio Rei Pelé. Segundo a produtora da ONG, Cristina Patriota, esta é a quarta edição do projeto infantil, que consiste em apresentar poesias de vários escritores, para que as crianças escolham uma para apresentar à plateia, formada pelos colegas.

Para a subtenente Luciana Leonardo, coordenadora do Bombeiro Mirim, as crianças do projeto são oriundas de comunidades carentes e não tem tanto acesso à informação, sendo esta uma oportunidade ímpar para que elas vivenciem o mundo da leitura e sua importância para o futuro.

Quem estava muito envolvido com as apresentações foi Felipe Henrique, de 11 anos. Ele escolheu a poesia “Mar” do escritor Fernando Paixão, e apresentou aos seus amigos os versos que falavam sobre as belezas do oceano. “Escolhi este poema porque achei bonito e porque gosto muito do mar. Essa atividade está sendo muito divertida, porque incentiva a gente a ler”, relatou ele, que mora no bairro do Prado e participa do projeto do CBMAL pela primeira vez.