FORMATURA E SIMULADO MARCAM A INAUGURAçãO DO CANIL DO CORPO DE BOMBEIROS

• 10/02/17

Na manhã desta quinta-feira, 09, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas acordou com motivos para festejar. Após cerca de dois anos após a chegada da Txuca e do Scooby ao CBMAL e da implementação do serviço de busca e salvamento com cães, foi inaugurado, com a presença de autoridades locais, bombeiros militares, amigos e parceiros, o canil do CBMAL, local propício para abrigar os cães que realizam um serviço de suma importância para a sociedade alagoana.

Tudo começou em 2011, quando o major Roberto Wanderley e o capitão Jorge Luiz fizeram o curso de salvamentos especiais e tiveram aulas de busca e resgate com cães e foram motivados a buscar os meios legais para aperfeiçoamento e viabilidade em estabelecer e efetivar o serviço no CBMAL.

Desde então foi uma longa jornada de luta, de procura de apoio, de conscientização para a importância desta atividade e da busca de cursos e aperfeiçoamento em outros estados. O major Roberto, implementador e coordenador do serviço no CBMAL, conta que não foi fácil, mas que valeu a pena: “Não podíamos deixar esse momento passar. Então eu e Jorge fizemos o curso de cinotécnicos em Santa Catarina, recebemos a Txuca como doação do CBMSC e iniciamos, mesmo sem a estrutura adequada. Então reorganizei minha vida e comecei em minha própria residência o treinamento dela. Logo depois doei o Scooby para o CBMAL, que foi treinado pelo capitão Jorge também em sua residência”, contou. “E assim eles foram se tornando os cães de busca e salvamento que são hoje”.

Os cães estão aptos a realizarem os serviços de busca e salvamento de pessoas vivas em ambientes de desabamento, desmoronamento e matas e fazem isso com a agilidade que o ser humano não tem através do olfato. Hoje, com o canil, o serviço é executado por uma equipe de dois oficiais e cinco praças que treinam os cães, cuidam de sua alimentação e limpeza, e que estão prontos para atuarem.

O major Roberto aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que apoiaram direta e indiretamente nos cuidados com os cães e para que o canil pudesse ser construído. E completou: “Se hoje tivermos uma ocorrência como o desabamento do moinho motrisa que precisássemos buscar vítimas, executaríamos um serviço de maior qualidade, agilidade e precisão para a sociedade alagoana”, disse o major.

E o comandante geral também falou da sua alegria em poder contribuir para o crescimento do CBMAL: “Sem dúvidas, com a inauguração do canil, estamos mais preparados na busca e salvamento de vítimas e eu só tenho a agradecer ao major Roberto, capitão Jorge e sua equipe pelo empenho para tornar esse momento possível”, falou.

Após a formatura, Txuca e Scooby fizeram uma simulação de busca de vítima soterrada e os presentes descerraram a placa de inauguração e puderam conhecer as instalações do canil.