CBMAL

AMOR E INCLUSãO SOCIAL NO PROJETO GOLFINHO: VEJA O DEPOIMENTO DE UMA MãE EMOCIONADA

  • 01/02/17
  • 10:02

Katiuscia Viana é mãe de Davi, um garoto que tem autismo e que teve a oportunidade de participar do Projeto Golfinho na última semana. Veja na íntegra o depoimento que a mãe publicou em uma rede social sobre a participação do seu filho no projeto. É emocionante.

Sabe aquela semana que você quer que dure para sempre?

Pra mim é essa semana que está terminando!

Em Dezembro, quando fui inscrever meu filho caçula no projeto golfinho CBMAL, resolvi perguntar ao coordenador se meu filho Davi, autista, poderia participar. Ele me olhou e sorrindo disse que sim. Pensei "será que ele entendeu a pergunta? Ele deve está sendo apenas educado. Será que ele está fora de si? Não perguntou nada sobre Davi." Acreditem, não houve nenhum questionário sobre minha criança, nenhum "se”, que nós mães de crianças com deficiência estamos acostumados a vivenciar. Sendo assim o inscrevi!

Pensei: "Se ele disse que pode, então pode!" Em se tratando do meu filho, sei que as coisas são difíceis por conta de diversas questões: o grau de comprometimento, por não ser verbal, trocentas alergias. Desde outubro Davi veio de vários quadros clínicos complicados (infecções, crises convulsivas diárias, hospitalizaçoes, perda de apetite e peso). Na verdade, só decidi levá-lo, na noite anterior da data marcada, pois ele havia voltado a comer há três dias, apesar da seletividade alimentar pior de todos os tempos (só aceitava cuscuz e batata frita).

No primeiro dia de colônia ele não tentou fugir pra longe das pessoas, mas sim pra praia, aceitou melancia no lanche. Durante 04 horas, sentou poucos minutos. Chegou totalmente desorganizado e saiu rindo. Segundo dia, fui acordada às 05 horas por ele, com o uniforme nas mãos. Chegando lá correu, dançou, brincou, observou tudo e comeu muito (da comida dele). Saiu chorando porque não queria ir embora.

Terceiro dia aceitou picolé de jaca. À tarde fomos surpreendidos em casa com ele cantarolando e tentando dançar as músicas do projeto entre altas gargalhadas.

Quarto dia idem, inclusive o cantarolar.

Último dia êxtase de alegria! Hoje acordou às 2hs da madruga, comeu e pegou o uniforme dos golfinhos. Aí mamãe não aguenta e chora com ele. Foi uma semana linda! As falas de todo instrutor eram "o que eu posso fazer por ele?" e "Vamos Davi!" Ele ficou junto e misturado em todo momento. Entreguei um "tubarão" e recebi um "golfinho".

Descobri que anjos também usam laranja e nas semanas desse Janeiro, vermelho e amarelo. Descobri que eles são especialistas em fazer as crianças felizes. 100% de interação com o mais alto escalão de pessoas com "High affect". Com certeza os médicos preescreveriam para Davi "Projetos Golfinhos" em superdosagem! Nunca vi um trabalho com tanta qualidade terapêutica movido por tanto amor, realizado por não terapeutas. Bem que a Dra Fadinha falou que ia ser bom pra ele, não é Meidja?

No próximo ano, espero conseguir vaga, e até lá, cada minuto ficará guardado em minha memória e no coração de Davi! Agradeço muito a todos os instrutores, pais e crianças pelo acolhimento com meu filho! Em especial ao tenente Cunha por receber Davi de braços abertos muito antes de conhecê-lo. #projetogolfinho2017 #bombeirosdeAlagoas #inclusao #endentendooAutismo #parabensaosidealizadores #parabenspelopatrocinioBrasken

Mãe: Katiuscia Viana

Últimas Notícias