CORPO DE BOMBEIROS INICIA PROJETO GOLFINHO 2017

• 09/01/17

Conhecimento regado de muita diversão. Assim é o Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que iniciou as atividades de sua 12ª edição na manhã desta segunda-feira, 9, na orla de Pajuçara. A colônia operacional é o maior sucesso das férias, atendendo neste ano, cerca de 600 crianças que serão multiplicadores de conhecimentos que podem salvar vidas.

Quem estava correndo na orla já podia ouvir os gritos e canções entoadas pelos golfinhos, mostrando a empolgação das crianças que participam do projeto. Maitê Lopes, 12 anos, está em sua segunda participação no Golfinho e espera que seja tão bom quanto em 2016. “Eu adorei o projeto no ano passado, fiz muitos amigos e aprendi coisas muito importantes que passei para meus amigos na escola e para meu irmão mais novo, que neste ano também veio ser um golfinho”, explicou ela, que mora no interior, mas fez questão de participar novamente do projeto.

Serão 125 golfinhos por semana, que aprenderão, entre outros, noções de salvamento aquático, combate a incêndio, primeiros socorros, meio ambiente, bullying, combate a drogas e este ano, educação no trânsito. São crianças de 8 a 13 anos, englobando também integrantes de projetos sociais da capital e alunos de escola pública.

Segundo Valdelânia Rodrigues, mãe do golfinho Luís Vinícius de 10 anos, foi difícil conseguir a vaga e ela espera que o filho aprenda mais sobre cuidados na praia, tenha mais disciplina e também que se movimente um pouco mais, saindo da ociosidade das férias. A mãe relatou que o filho até acordou mais cedo pela animação de vir para o projeto.

Na ocasião, Milton Pradines, gerente executivo de relações institucionais e marketing da Braskem, principal patrocinadora da iniciativa, discursou sobre a satisfação em fazer parte do Golfinho junto com o CBMAL. “Nós da Braskem queremos agradecer ao Corpo de Bombeiros por mais um ano desta parceria, uma das que mais nos orgulham em participar pela capacidade de formação e transformação das crianças que este projeto tem, e contribuir com isso não tem preço”, ressaltou Pradines, enfatizando a credibilidade da corporação bombeiro militar junto à população alagoana.

O comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, aconselhou os golfinhos e agradeceu aos pais pela confiança. “Aproveitem bastante este momento ímpar que vocês estão vivendo aqui, com esta oportunidade de aprenderem e serem disseminadores de conhecimentos muito importantes, que salvam vidas. Agradeço aos pais pela confiança depositada em nós, e tenham certeza que seus filhos não serão os mesmos após o projeto, pela qualidade e competência de nossos instrutores e parceiros”, agradeceu o comandante geral.

A Banda de música da corporação abrilhantou o evento com a execução do Hino Nacional e da Canção do Soldado do Fogo, quando os golfinhos soltaram a voz e começaram a aprender os hinos, que fazem parte do currículo de patriotismo do projeto. Eles aprenderão ainda noções de disciplina, respeito ao próximo, companheirismo, transformando-se em melhores cidadãos para Alagoas e pequenos bombeiros por onde passarem.