CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS COMEMORA ANIVERSáRIO COM MAIOR PROMOçãO DE SUA HISTóRIA

  • 28/11/16
  • 12:11

No dia 29 de novembro de 1967, há 69 anos, nascia o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) no seio da Polícia Militar de Alagoas, com missões de salvaguardar vidas e riquezas.. Após uma história de lutas e conquistas, os bombeiros irão comemorar esta data especial com uma solenidade de aniversário de 69 anos que será realizada na próxima terça-feira, 29 de novembro, no Ginásio do Sesi. O evento será realizado às 9h, e contará com a presença do comandante geral e de autoridades civis e militares de Alagoas e de outros estados.

Na ocasião será realizada a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas com a ascensão profissional de 410 soldados a cabos bombeiro militar. Além desses, serão promovidos também oficiais e sargentos. Na solenidade, o comandante geral do CBMAL fará a entrega da medalha do mérito bombeiro militar para autoridades civis e militares.

A DATA

O evento marca a celebração da fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, criado como órgão da Polícia Militar, pela Lei N°: 1.348 de 29 de novembro de 1947, sancionada pelo então governador Silvestre Péricles. Nesta data foi criada a Formação de Bombeiros na Polícia Militar com a missão de estruturar organizar e fazer funcionar a antiga seção de bombeiros. A formação foi criada pelo então governador do estado Silvestre Péricles através do 2º tenente bombeiro militar Nelson Athanásio, pertencente ao antigo estado da Guanabara, atual estado do Rio de Janeiro e era destinada à extinção de incêndios e salvamento de vidas e haveres no município de Maceió. Assim deu-se início a longa trajetória de crescimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que é comprovada nos dias atuais.

A TURMA DE 2006

Em 11 de setembro de 2006 ingressavam no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas 600 novos bombeiros militares que saiam do meio civil para se tornarem os heróis da vida real. Essa turma foi formada em nove meses de curso de formação de praças com instruções das mais diversas áreas operacionais vivenciadas no dia a dia da realidade do CBMAL. Muitos que ingressaram com o objetivo de ter um emprego público perceberam que ser bombeiro militar vai além disso, é uma vocação e um amor sem precedentes.

Com isso, 600 novos bombeiros militares aumentaram o poder operacional da corporação, contribuíram para o crescimento da instituição, saíram as ruas para salvar vidas e riquezas e ajudaram na expansão dos serviços e dos quarteis para outras regiões alagoanas.

E serão esses militares, que após 10 anos de formados, e que ainda integram as fileiras do CBMAL e serão promovidos nesta terça-feira. Essa é a promoção da maior turma da história do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, em que 410 soldados serão promovidos a cabo.