CORPO DE BOMBEIROS FICA EM 2º LUGAR NO CONCURSO DE AçõES INOVADORAS

• 24/11/16

Prêmio fez parte das comemorações do mês do Servidor organizadas pela SEPLAG

O projeto Sierra Bravo (Sertão Brasil) de repetidora de rádio no Sertão Alagoano, fundamentado pelo Major BM Rômulo Guedes, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, ficou em 2º lugar na VII edição do concurso Ações Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A solenidade fez parte das ações de valorização do servidor, que compõem o tradicional Mês do Servidor Público, e foi realizada no Hotel Jatiúca, na última quarta, 23.

Neste ano, mais de 20 projetos foram inscritos e aquele que melhor atendesse os critérios como eficiência na utilização dos recursos públicos, criatividade e inovação, responsabilidade social, objetividade e resultados, além da sustentabilidade e adaptação do projeto seria o mais cotado para ganhar. É importante salientar que é a segunda vez que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas fica entre os três primeiros colocados do concurso já que em 2012 a corporação inscreveu o sistema de acompanhamento de projetos de segurança (SAPS), se consagrando o grande vencedor nesse ano.

Dos mais de 20 projetos inscritos, ficar entre os finalistas já foi uma grande alegria e surpresa para o major, idealizador do projeto: “A grande intenção era participar desse evento e levar o Sierra Bravo para conhecimento geral, então quando recebemos a notícia que estávamos entre os finalistas já foi uma grande alegria e desde já nos consideramos vencedores”, disse.

O projeto consiste no sistema de rádio comunicação integrado que resulta no consórcio de forças militares que atuam no sertão de Alagoas. Sendo assim, vendo a dificuldade enfrentada diariamente na comunicação interna entre os militares em serviço no atendimento a sinistros devido a problemas que iam desde a falta de sinal dos aparelhos celulares até a falta de bateria dos mesmos, dificultando a comunicação e aumentando o tempo resposta em ocorrências foi que surgiu a iniciativa de instalar a repetidora de rádio do sertão.

O major Rômulo Guedes teve a ideia e juntamente com o tenente Anderson Moura, também do CBMAL, e dois sargentos da Polícia Militar, sargento Valter e sargento Oliveira uniram forças e materiais sobressalentes das duas unidades e iniciaram os trabalhos. “Com a transição que hoje o estado passa do sistema analógico para o digital há uma sobra de material que foi utilizada nesse projeto”, disse o major. Sendo assim, eles conseguiram instalar e fazer funcionar, com poucos recursos, uma repetidora de rádio analógico em Santana do Ipanema, implantaram rádios nas viaturas do CBM e da PM, e conseguiram estabelecer uma comunicação rápida e eficaz em Santana do Ipanema como também em cidades vizinhas, indo até Olho d’Água das Flores.

Segundo o major, o projeto é voluntário e as forças trabalham de forma integrada. “Tanto o bombeiro quanto as polícias militar e civil usam o mesmo canal de rádio e isso não atrapalha o serviço de nenhuma das forças com conflito de informações, pois a demanda nessa região é menor. Então as instituições copiam as informações uma da outra e isso, muitas vezes, antecipa algumas ocorrências, em que um órgão precisa do apoio do outro de forma urgente”, explicou.

A próxima meta é instalar um link em Pão de Açúcar, Cacimbinhas e Maravilha, fazendo uma triangulação com Santana do Ipanema e ampliando a comunicação entre os municípios. Em seguida, eles vão levar o sistema para Delmiro Gouveia e assim, deixar todo o médio e alto sertão comunicável através da comunicação via rádio.

Para o autor do projeto, foi muito importante esse reconhecimento. “Isso nos mostrou que estamos no caminho certo. Levar o nome da corporação e esse modelo de parceria entre forças em um projeto que está dando certo, é ainda mais importante. Com essa colocação vem a responsabilidade de evoluir nesse sistema, além de ganharmos força, a nível de gestão, para dar continuidade e para termos mais abertura para viajar e para nos dedicar, pois mesmo o projeto sendo voluntário, o entendimento, a compreensão e o apoio dos nossos gestores é de fundamental importância”, finalizou.