CBMAL

CBMAL TEM PARTICIPAçãO MARCANTE NO XVI SENABOM

  • 14/11/16
  • 16:11

O XVI Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), ocorrido entre os dias 9 e 11 de novembro, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, vai deixar saudade para os alagoanos. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) garantiu presença em todos os eventos concomitantes ao seminário, tornando a participação este ano, uma das melhores da corporação. Pelo segundo ano consecutivo, Alagoas foi o estado com maior número de trabalhos científicos apresentados.

O trabalho intitulado “Avaliação de lesões dermatológicas provocadas pela radiação solar em guarda-vidas de uma unidade de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, apresentado pelo soldado Heubert de Lima Guimarães, foi destaque ao ser escolhido como um dos cinco melhores apresentados durante o Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático, promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).

Este ano, tivemos dois militares do CBMAL participando como palestrantes, foram eles: o capitão José Tenório Barros Filho com o tema “Gestão Eletrônica de Documentos no CBMAL: as vantagens da eliminação do papel no trâmite documental”, onde apresentou as funcionalidades e vantagens do Sistema de Protocolo Eletrônico para bombeiros de todo o país; e a soldado Willienay Tavares Costa, que apresentou um trabalho sobre “Biossegurança no Atendimento Pré-hospitalar”. Entre os dados apontados pela bombeira, está o fato de que mãos contaminadas dos profissionais são a principal fonte de infecção nos ambientes de cuidado à saúde. 

 

“Todos os militares enviados para o SENABOM, assim como em 2015, foram por conta de mérito, seja para apresentarem pesquisas e projetos, seja para estarem competindo representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Isso nos dá um resultado positivo, visto que essa participação visa a troca de conhecimentos e a integração com outros corpos de bombeiros”, avaliou o tenente coronel Ricardo Cruz, assessor de comunicação do CBMAL. 

SOBRASA RESCUE

A equipe de natação do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) conquistou um feito inédito com a terceira colocação no revezamento 4x25 na categoria até 140 anos (soma das idades de todos os integrantes da equipe) no Sobrasa Rescue.

“Ano passado não fizemos uma participação tão boa na competição, porque ainda não tínhamos experiência nesse tipo de evento e com essas provas com os bonecos, então não tivemos um resultado tão expressivo. Nesse ano já conseguimos fazer uma preparação melhor, fazendo uma seletiva nos padrões da competição. Ano que vem esperamos nos preparar ainda mais e, de repente, levar uma delegação ainda maior”, disse o soldado Rafael Brandão.

Outro resultado expressivo foi conquistado pelos soldados Felipe Lira e De Rodrigues com o quarto lugar no salvamento em dupla com rescuetube e nadadeira no mar. Na classificação geral por equipes, Alagoas ficou em 9º lugar, com 324 pontos, entre 16 estados participantes.

BOMBEIRO DE AÇO

A já tradicional prova operacional, Bombeiro de Aço, animou competidores e visitantes. A equipe alagoana que defendeu a corporação este ano foi formada pelos militares: soldado Stephany Domingos, tenente Messias Feliciano e pelo soldado Henderson Morais. Todos selecionados a partir da competição local Bombeiro de Fibra, ocorrida em julho.

O tenente Feliciano melhorou seu tempo em relação à sua participação anterior, com o tempo de dois minutos e 40 segundos. Já o soldado Morais teve problemas com o equipamento de proteção individual pouco depois do início da prova. Houve vazamento na mangueira de oxigênio, prejudicando sua participação.

A prova não perdoou as mulheres, muitas apresentaram dificuldade na última etapa da prova, onde os competidores deveriam arrastar um boneco de 100 quilos por cerca de 50 metros. Infelizmente, Stephany foi uma das que tiveram dificuldade nesta etapa, estourando o tempo limite de seis minutos.

“Damos sempre o nosso melhor, até nos momentos mais difíceis. E estamos sempre em evolução, mantendo a cabeça erguida e sempre treinando, buscando crescer a cada passo dado. Esse espírito de confraternização, competição sadia e amizade é incrível e valeu muito a pena estar aqui. Ano que vem tem mais e o treino já começa de agora”, disse Stephany em uma rede social.

ENBOMBEIRAS

Integrantes da comissão responsável pelo I Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBombeiras), aproveitaram o espaço do SENABOM para apresentarem o projeto para os comandantes de todas as corporações do país.

A capitã Elaine Monteiro, presidente da comissão, e a tenente Graziele Costa, idealizadora do evento, defenderam o projeto diante do Conselho Nacional dos Comandantes de Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), destacando a importância da iniciativa e a satisfação da corporação alagoana em realizar o primeiro evento nacional voltado totalmente ao público feminino dos corpos de Bombeiros.

“Consideramos que o evento proporcionará um ambiente de troca conhecimentos, experiências e integração, bem como será possível conhecer as realidades e desafios enfrentados pelo segmento feminino na execução das atividades bombeiro militar”, afirmou a capitã.

CONAPH

No SENABOM, foi realizada a primeira reunião do Comitê Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (CONAPH) onde foram decididos o seu presidente e vice-presidente. O capitão Luiz Augusto ficou como representante de Alagoas no comitê, sendo a tenente Graziele Costa sua suplente. Os dois oficiais fazem parte da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa em atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros.

O SENABOM

O Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) é considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do Brasil. Ocorre anualmente e é organizado pelo corpo de bombeiros do estado que o sedia. Em 2016, foi realizado em Florianópolis, em comemoração aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência. O evento conta com palestras de especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos.

Integra o evento, a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE) que oferece espaço para a demonstração de produtos e novas tecnologias voltado aos públicos: comandantes-gerais de Polícia e Bombeiro Militar, comandantes de unidades operacionais, oficiais e praças integrantes da Policia Militar e Corpo de Bombeiros; militares do Brasil e países da América Latina; bombeiros civis e brigadistas; engenheiros; arquitetos; e executivos de diversos segmentos da indústria.

 

O SENABOM também acontece a reunião do Conselho Nacional de Comandantes dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM, onde são discutidos os mais diversos temas ligados ao serviço bombeiro militar de todo o país.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) também realiza eventos concomitantemente ao SENABOM, são eles: o Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático e a competição Sobrasa Rescue.

Também durante o SENABOM, ocorrem a disputa Bombeiro de Aço, atividade que reúne diversas aptidões físicas necessárias ao desempenho operacional, e a Certificação Nacional de Cães, que objetiva medir  a qualidade técnica dos cães para a aplicação em ocorrências reais.

O XVII SENABOM já tem data e local confirmados: entre os dias 9 e 11 de novembro, em João Pessoa, em comemoração ao centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.


Últimas Notícias