CBMAL

SENABOM: ESTUDO DE BOMBEIROS DE ALAGOAS FICA ENTRE OS CINCO MELHORES DO BRASIL

  • 12/11/16
  • 19:11

Um trabalho intitulado “Avaliação de lesões dermatológicas provocadas pela radiação solar em guarda-vidas de uma unidade de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, apresentado pelo soldado Heubert de Lima Guimarães, ficou entre os cinco melhores apresentados durante o Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e ocorre concomitantemente ao XVI Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.

O estudo tem outras duas autoras, a capitã Maria do Socorro Ventura Silva Lins, dermatologista da Superintendência de Saúde (SS) e a capitã Elaine Kristhine Rocha Monteiro, enfermeira também da SS, agora oficial de ligação na Assessoria de Comunicação do CBMAL.

O trabalho foi escolhido como um dos cinco melhores no evento tendo por base quesitos como originalidade, metodologia aplicada, relevância e importância do tema para o desenvolvimento do salvamento aquático.

 “Foi muito gratificante participar desse evento. Recomendo a todos os militares façam esse esforço para fazer parte do SENABOM e do Sobrasa Rescue. É muito enriquecedor, tanto pessoal, como profissionalmente. Eu me senti valorizado e estimulado a continuar com esse trabalho e abrilhantar o nome do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA)”, disse o soldado Guimarães.

O ESTUDO

No estudo, foram avaliados 40 GVs do GSA que trabalham no serviço de praia e foi apontado quais cuidados e conhecimentos os militares possuíam referentes às lesões dermatológicas provocadas pela radiação solar.

O trabalho foi bastante elogiado pela comissão de avaliação, que sugeriu a continuidade de estudos na área. A capitã Elaine ficou muito satisfeita com o resultado e garantiu que assim que voltarem à Maceió, será marcada uma reunião para definição de objetivos desse e de outros projetos, para que em 2017, sejam apresentados um maior número de trabalhos no simpósio.

No simpósio, estavam os profissionais mais renomados da área como David Szpilman, que é um dos fundadores da SOBRASA, como também, representantes do quadro médico da entidade, além de coronéis da ativa e da reserva que trabalham na área.


Últimas Notícias