BOMBEIROS PARTICIPAM DE SIMULADO COM EXPLOSãO E MúLTIPLAS VíTIMAS NO JARAGUá

• 09/11/16

Equipes do Corpo de Bombeiros, juntamente com integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Exército e a ONG Salve realizaram um simulado de uma colisão entre três veículos que resultou numa explosão e em diversas vítimas. A ação contou também com a participação do Falcão 2 da Segurança Pública.

A ação foi preparatória para o XXIX Congresso Pan-americano de Trauma, o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (COLT), que acontecem simultaneamente, de quarta até sábado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardozo, no bairro Jaraguá, em Maceió.

O simulado buscou promover a capacitação dos profissionais e alunos nos métodos adequados de triagem, que devem ser aplicados em acidentes com múltiplas vítimas e, dessa forma, salvar o maior número de pessoas.

"Para falar sobre trauma é preciso mostrar na prática uma situação que envolva um resgate com vítimas com diversas implicações e, inclusive, toda a tensão que marca um resgate como este. Essa simulação é a abertura do seminário que o estado de Alagoas sedia pela primeira vez", explicou Amauri Rocha, membro integrante da organização do Congresso Pan-americano de Trauma.

Às 14h desta quarta-feira, 9, o tenente Rafael Duarte e o Major Valdomiro Cavalcante, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), irão participar de uma mesa redonda com o tema “Salvamento veicular: tecnologias e técnicas”, como parte das atividades realizadas pelo congresso.

*Ascom com Gazetaweb e TNH1