CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE SEMANA DE QUALIDADE DE VIDA

  • 21/10/16
  • 12:10

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através do Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR), encerra nesta sexta-feira (21) a Semana de Qualidade de Vida, realizada entre os dias 19 e 21. 

Até o ano passado, o evento era realizado apenas em um dia em local fora do ambiente de trabalho. Para este ano, a comissão do PAR inovou trazendo os serviços até o quartel para que o bombeiro usufrua desses serviços sem precisar deixar o local de trabalho. Além dessa novidade, a comissão resolveu promover um ciclo de palestras que foram ministradas na faculdade Estácio, nesta quinta-fera (20), finalizando a Semana da Qualidade de Vida com um almoço para os parceiros nesta sexta-feira (21).

Na quarta-feira (19), a comissão do PAR promoveu um dia diferente para os militares no Quartel do Comando Geral (QCG), no Trapiche. Foi realizado o Dia de Qualidade de Vida onde diversos serviços foram ofertados para os bombeiros.A tradicional Educação Física Militar, por exemplo, deu lugar a uma atividade lúdica com a presença de professores e alunos de educação física da faculdade Estácio.

Durante o expediente os militares aproveitaram para usufruir de serviços como vacinas contra tétano, tríplice viral e DTPA (para gestantes), aferição de pressãoeteste de glicemia com profissionais da secretaria de saúde municipal e estadual; informações nutricionais com alunos de nutrição da faculdade Estácio; alongamento e massagem corporal com alunos de fisioterapia;e avaliação física com professores e alunos de educação física foram alguns serviços ofertados.

DOAÇÃO DE SANGUE

O CBMAL recebeu durante toda a quarta-feira (19), o ônibus itinerante da campanha de coleta de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A iniciativa foi uma parceria entre as instituições para elevar os estoques de sangue e atender a demanda de pacientes em Alagoas, aproveitando a “boa fama” do bombeiro em ajudar pessoas, inclusive com doações regulares de sangue.

CICLO DE PALESTRAS

Na quinta-feira (20) foi realizado um ciclo de palestras na faculdade Estácio voltadas para a qualidade de vida. O evento contou com a presença do comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva e do subcomandante geral, coronel Paulo Marques, oficiais, praças, professores e alunos da Estácio.

A Mesa redonda foi composta pela professora e psicóloga Vera Calado, da Secretaria Estadual de Saúde, pela capitã da Polícia Militar Larissa Omena, do Centro de Assistência Social da PM, pelo professor Taniângelo Cavalcante, docente de fisioterapia do Cesmac, pelo professor Avimar Ferreira, doutor em Psicologia, e pela major da Superintendência de Saúde do CBMAL Ana Clara, especialista em saúde do trabalhador.

Cada profissional em sua área tentou mostrar a importância da qualidade de vida na vida do trabalhador através de um tratamento humanizado dentro do ambiente de trabalho e como o trabalhador deve enfrentar e lidar com relações de poder, do próprio trabalho e outras relações que produzem práticas desumanizadas.

Cada palestrante teve 20 minutos para explanação, com direito a 10 minutos de debate sobre o tema.  


Últimas Notícias