CBMAL

NO HAVAÍ: BOMBEIRO ALAGOANO CONCLUI PRINCIPAL PROVA DE TRIATLO DO MUNDO

  • 18/10/16
  • 11:10

O triatleta Fabiano Paes completou a prova em 10 horas e 1 minuto 

Missão cumprida. Esse foi o sentimento para o alagoano Fabiano Paes ao cruzar a linha de chegada do Campeonato Mundial de Triatlo, realizado em Kona, no Havaí. A competição é a principal prova de Ironman e uma das mais desgastantes do mundo. 

O bombeiro militar de 44 anos havia conquistado a vaga em maio, durante o 16º Ironman em Florianópolis. A prova do Havaí já foi a sua sexta participação em Ironman, concluindo o percurso de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida com o tempo de 10horas e 1 minuto.

“A prova aqui é bem diferente das demais que já participei porque tem um alto grau de dificuldade e é onde estão os melhores triatletas do mundo. Para esta prova é preciso atingir um índice mínimo em outra prova que credencie para o campeonato mundial aqui no Havaí”, comenta. 

As belas paisagens do Havaí serviram de inspiração e, ao mesmo tempo exigiram muita força de vontade e dedicação porque as condições climáticas do local são consideradas fatores que dificultam a prova devido ao calor intenso e a rajadas de vento que chegam a atingir 40 quilômetros por hora.

“O trecho da bike é muito bonito no visual, mas é bastante desafiador. São inúmeras subidas e descidas além do vento contra que é muito forte com rajadas que jogam o atleta para fora da pista, tendo inclusive vários acidentes durante a prova”, conta. 

Paes finalizou a prova em 466° entre 2316 atletas, ficando em 66° em sua categoria (de 40 a 44 anos). A natação (com a largada de dentro da água) foi concluída com 1h e 10 minutos. Em seguida, foram os 180 quilômetros de bicicleta que foram concluídos em 5h e 17 minutos. O último trecho da prova, a maratona, foi concluído com 3h e 25 minutos. 

“Eu só tenho a agradecer a quem acreditou no meu potencial e me apoiou durante todo esse intenso ano de treinamento. Agradeço a todos os meus patrocinadores, principalmente ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e ao Governo do Estado de Alagoas, que patrocinaram e viabilizaram a realização desse sonho. Estou completamente realizado pelo resultado da minha prova e ao chegar em Maceió já inicio os treinamentos para a próxima prova de Ironman que será em Fortaleza no mês de novembro”, disse.


Últimas Notícias