CBMAL

BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO COM AERONAVE

  • 10/10/16
  • 08:10

Instrução faz parte do Curso Básico de Salvamento Aquático

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou na manhã desta sexta-feira (07), na praia do Pontal, um treinamento envolvendo a aeronave Falcão 02 do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A instrução fez parte do Curso Básico de Salvamento Aquático que começou em agosto e tem o término previsto para o próximo dia 19. 

O curso tem carga horária de cem horas e segue com dezessete alunos que estarão aptos a realizarem diversos tipos de salvamento no mar. Para o tenente coronel Reinaldo Moura, comandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA),o curso é importante para manter a tropa preparada e atualizada. “O nosso CBSA serve para qualificar ainda mais os nossos bombeiros que não precisam ser necessariamente guarda-vidas para se atualizarem acerca do salvamento aquático. Com a nossa tropa qualificada a população pode se sentir mais segura”, disse.

Inicialmente, foi mostrado para os alunos como aguardar o posicionamento da aeronave, como se posicionar numa área visível ao piloto e tripulante (45 graus da proa), como condicionar o material que irá embarcar. Em seguida, teve início o deslocamento para a aeronave após o comando do tripulante. Neste momento o militar segue o procedimento padrão de se deslocar agachado até a porta da aeronave. Ao embarcar, o treinamento exige o enfivelamento e ajuste do cinto de segurança. Em seguida, a aeronave sai do solo em direção ao mar para a realização do salto.

O salto no mar, através do “passo do gigante”, tem o objetivo de se afastar o máximo da aeronave para evitar acidentes. Dois alunos realizavam o salto de forma simultânea, um em cada lado da aeronave, para não interferir no centro de gravidade da aeronave. O intuito do salvo é simular o resgate de vítima que está em uma distância considerável da costa, otimizando o tempo de resposta do salvamento.

 

Para o sargento Gouveia, aluno do curso, as instruções seguem os melhores padrões do Brasil. “O aluno que ingressa no curso sente sua evolução. A ascensão técnica e física é notória. Eu sempre friso que a qualidade do nosso salvamento está diretamente ligada com a qualidade de nosso treinamento. Esses três meses de curso começou com o aperfeiçoamento de nossa técnica de natação, para em seguida, melhorar a técnica de salvamento. Aqui você termina o curso muito melhor do que quando começa”, disse.

Uma moto aquática e uma ambulância, além de outra aeronave, deram apoio ao treinamento, garantindo a segurança e integridade de todos os alunos.

 

Fotos: Neno Canuto