DEFESA CIVIL: AUTORIDADES SãO AGRACIADAS COM MEDALHA DO MéRITO

• 05/10/16

Solenidade aconteceu na Escola Superior de Magistratura de Alagoas

Diversas autoridades civis e militares foram contempladas na noite desta quinta-feira (29) com a Medalha do Mérito da Defesa Civil pela contribuição com o Estado, diminuindo danos, amenizando o sofrimento da população e colaborando com o trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Entre as autoridades agraciadas estão o desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, João Luiz Azevedo Lessa; o juiz presidente do Conselho de Segurança de Alagoas, Maurício César Brêda Filho; o secretário executivo de Gestão Interna de Estado de Segurança Pública, Delano Sobral Rolim; o comandante militar do 20º CSM do Exército Brasileiro, coronel do Exército Frederico Jorge Cândido Bonfim; o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel PMAL Marcos Sampaio de Lima; e a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Maria Valéria Costa Correia.

“Gostaria de destacar a importância da parceria entre a Cedec e a Ufal através de convênios que facilitam a busca de dados de pesquisas à disposição da coordenadoria. É importante que a universidade através de sua produção científica sirva a sociedade. Gostaria de agradecer ao coordenador estadual da Cedec, major Moisés, pelo reconhecimento dos serviços da nossa instituição. Estou muito feliz também, por representar a força da mulher em um ambiente predominantemente masculino” destacou a reitora.

Entre os militares agraciados estão o presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC), coronel da Polícia Militar de São Paulo José Roberto Rodrigues de Oliveira; o coordenador da Defesa Civil de Pernambuco, tenente coronel Luiz Augusto França; a 1º tenente do Corpo de Bombeiros do Paraná, Janaína Lopes Fagundes dos Santos; o capitão do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Igor Rodrigo Tenório da Silva, entre outros.

Para o tenente coronel Luiz Augusto do CBMPE, a medalha por si só ela já é um símbolo representativo de tudo que se faz entre as corporações em prol dos estados. “Receber essa comenda aqui em Alagoas é uma honra muito grande e não deixa de ser um reconhecimento pelo serviço prestado em nossa região, seja na gestão operacional no combate a seca por exemplo, ou na gestão administrativa. Então essa possibilidade de trocar experiências em prol de uma defesa civil forte e eficaz, certamente beneficia quem mais precisa”, disse.

O tenente coronel Ricardo Cruz, chefe da Assessoria de Comunicação do CBMAL falou da importância de ter a Defesa Civil inserida no Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros por si só é prevencionista. Juntamente com a Defesa Civil, o acionamento é mais rápido mais próximo devido ao entrosamento entre as instituições. Um exemplo bastante prático foi a Operação Água é Vida, realizada este ano em que a Corporação cedeu militares e viaturas para que a Cedec pudesse realizar de forma satisfatória a operação em nosso estado”, disse.

O TRABALHO

Reduzir ou evitar desastres e minimizar os efeitos causados por eles é o objetivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) que atua na prevenção de emergência e desastres naturais ou provocados pelo homem.

Em Alagoas, a Cedec atua em conformidade com a Política Nacional de Defesa Civil, preconizando a redução de desastres pela intensificação de suas ações como capacitações, fiscalizações integradas de produtos perigosos, simulado de preparação para desastres, vistorias técnicas, Operação Água é Vida, além da conscientização da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Para este serviço acontecer da melhor forma possível, muitas parcerias são firmadas, integrando entidades públicas e privadas. Com isso, a medalha de defesa civil estadual foi criada para agraciar autoridades militares e civis que trabalham juntos nesta missão de salvar vidas.

A MEDALHA

A Medalha do Mérito da Defesa Civil destina-se a agraciar instituições, cidadãos civis e militares que tenham contribuído relevantemente com a Defesa Civil, na redução dos efeitos danosos causados pelas intempéries ocorridas em solo alagoano, recompensando e reconhecendo publicamente em ato solene.