CBMAL

ESTãO ABERTAS AS INSCRIçõES PARA SELETIVA DO CAMPEONATO DE SALVAMENTO AQUáTICO

  • 13/09/16
  • 13:09

 

Provas selecionarão bombeiros que representarão CBMAL na prova nacional, no Senabom

Por Stephany Domingos

 

O Grupamento de Salvamento Aquático realizará a seletiva para o “Sobrasa Rescue 2016”, campeonato nacional desta modalidade de salvamento que acontecerá no Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom – nos dias 09, 10 e 11 de novembro, em Florianópoles, Santa Catarina.  Serão disponibilizadas quatro vagas para os bombeiros militares de Alagoas de acordo com o ranking geral da seletiva.

As inscrições para a seletiva durarão dois dias (19 e 20 de setembro). A prova foi dividida em dois dias, com competição no mar e na piscina. No dia 27 de setembro serão realizadas as provas do mar: Aquathlon (corrida 1km+ natação 1km + corrida 1km), salvamento com rescue tube (em dupla), salvamento com pranchão (em dupla) e corrida à nadadeira. O segundo dia será em 28 de setembro com a realização das provas de piscina: transporte do menequim por 50m e transporte do manequim com nadadeira por 100m. Já o congresso técnico será realizado no dia 23 de setembro com a presença de todos os inscritos.

O Congresso Técnico e as Provas de Piscina serão realizados no Clube da ASSOMAL, as provas de Praia/Mar serão realizadas na Praia do Francês.  O resultado será divulgado no dia 30 de setembro e os militares devem se inscrever nas categorias de acordo com a idade. Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição (neste link) e encaminhar através do email lifesavingal@gmail.com, respeitando a data de inscrição divulgada nesta nota.

 

Texto do SOLDADO R. BRANDÃO:

 

Para acessar o regulamento da prova acesse o BGO que sairá hoje, 12 de setembro.

Você já parou pra pensar porque somos Guarda-Vidas e não Salva-Vidas?

Temos a cultura do GV como herói, como aquele que tira o afogado lá de trás da arrebentação.

Vibramos com a ocorrência, narramos a todos aquele salvamento que efetuamos, voltamos para casa orgulhosos daquele dia de trabalho.

Mas e a prevenção? Ela não é digna também, de tamanha vibração?

Sabia que para as estatísticas, o GSA tem um número muito pequeno de ocorrência. O que para quem não entende, pode achar que os GVs não fazem nada na praia.

Fica então valendo aquela máxima "Trabalho de GV é ir para praia curtir o sol, tomar água de côco"?

Não!

Na verdade não ter ocorrência pode significar justamente o contrário, pode significar que o Guarda-Vidas trabalhou muito.

Um domingo, uma praia lotada de banhistas, uma maré de ressaca. E ao final do dia nenhuma ocorrência. Não significa que o GV não trabalhou,  significa que o Guarda-Vidas trabalhou muito. Foi feita muita prevenção, foi pé na areia e apito na boca.

Chegou a hora de termos a certeza que "Prevenir é Salvar!"

Quando assim pensarmos nós. Poderemos disseminar essa idéia, e assim mudar a visão que alguns, ou muitos, tem do Guarda-Vidas.

E aí companheiro, ontem foi domingo. Quantas vidas você salvou?!

E hoje, já abordou alguém? Já sinalizou a praia?

Chegou a hora. Não deixe pra depois.

"Entre a vida e morte, o GUARDA-VIDAS faz a diferença!"

E lembre-se

"PREVENIR É SALVAR!"

_R. Brandão_