CBMAL

DEFESA CIVIL ESTADUAL APRESENTA PLANO DA OPERAçãO áGUA é VIDA PARA COMANDO DO CBMAL

  • 04/08/16
  • 10:08

Na manhã desta quarta-feira, 03, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se reuniu com o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para apresentar o planejamento estratégico para dar continuidade a “operação água é vida”, a maior operação de distribuição de água potável para comunidades do agreste e sertão de Alagoas.

Na ocasião, o major Moisés Melo, coordenador estadual de Defesa Civil, e sua equipe de trabalho receberam o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral e os comandantes operacional de bombeiros da capital e do interior, coronel Marcílio e coronel Denildson, e explicaram passo a passo da operação e pediram o apoio do CBMAL para a execução do mesmo.

A operação tem como objetivo o fornecimento de água potável para consumo humano e animal através de carros pipa, para atender os municípios alagoanos em situação de emergência devidamente decretados, homologados pelo governo do estado de Alagoas, e reconhecidos pelo governo federal, em virtude da estiagem ou seca.

O major Moisés explica que no ano de 2015 foram investidos cerca de 3 milhões de reais na operação e este ano eles conseguiram reduzir para 1,3 milhões através de um trabalho minucioso de organização e cortes por parte da coordenadoria. “Esse ano nós suspendemos a operação no inverno, há cerca de 60 dias, e retornaremos no período que começa a secar nessas comunidades”, fala. O major Moisés explica também que a hoje eles conseguem coordenar e fiscalizar toda a distribuição dessa água para as localidades que realmente estejam precisando, já que algumas delas são abastecidas pela casal.

Serão cerca de 1300 comunidades atendidas, 220 mil pessoas beneficiadas nas regiões agreste e sertão de Alagoas e 100 caminhões pipa empregados na operação que retornará em outubro. Para o comandante geral essa é uma grande operação e o Corpo de Bombeiros dará todo o apoio necessário. “Nós trabalharemos em conjunto para proporcionar qualidade de vida para essas comunidades, pois isso é o mais importante nesse trabalho e nessa operação”, disse o comandante.