CHEGA AO FIM I EDIçãO DO CURSO DE RESGATE EM áREAS INUNDADAS

• 01/08/16

Bombeiros estarão habilitados para o atendimento de diversos tipos de ocorrências em cursos d’água, tratando-se ou não de enchentes

No resgate em áreas inundadas, além do preparo físico e psicológico, os militares devem ser capacitados tecnicamente para atuarem em ocorrências onde um grande percentual do efetivo da corporação já foi empregado, a exemplo das enchentes que assolaram o estado de Alagoas no ano de 2010. Ocorrências dessa natureza não se dão de maneira rotineira no estado, apesar de se manifestarem de uma forma desafiadora quando ocorrem, protagonizando cenários de alto risco e complexidade.

Com duração de 80 horas, o Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI) teve por objetivo capacitar os bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), preparando-os para o atendimento de diversos tipos de ocorrências em cursos d’água, tratando-se ou não de enchentes. O CRAI teve início em 30 de maio de 2016 e foi dividido em parte teórica e parte prática, em que dez bombeiros militares após aprovados em processo de seleção interno puderam conhecer e estar aptos para empregar as mais variadas e recentes técnicas, táticas e equipamentos adequados ao resgate em áreas inundadas.

Para o tenente Ferreira, aluno do CRAI, o curso foi muito importante pra cada aluno, devido o contato que tiveram com técnicas realmente novas e que são imprescindíveis para a execução do salvamento em situação de áreas inundadas. “A corporação ganha muito por estar se preparando pra atender melhor a essas ocorrências e com isso, a sociedade também vai ganhar por receber um melhor atendimento. Todos os formandos estão muito motivados e já em contato com os instrutores para que juntos possamos treinar mais e melhorar o curso para as próximas edições”, falou o aluno.

Durante o curso, os bombeiros militares tiveram instruções que englobaram os aspectos gerais do resgate em áreas inundadas, puderam estudar um pouco sobre a enchente que ocorreu em Alagoas em 2010 e em outros anos e sobre equipamentos utilizados para esse tipo de ocorrência. Também aprenderam as noções básicas de biossegurança, entre outros temas dentro da parte teórica do curso.

Nas instruções práticas, que ocorreram em sua maioria na lagoa Mundaú, no bairro do Pontal, em Maceió e no Rio São Francisco, no município de Piranhas, eles puderam aprender técnicas de utilização dos equipamentos, técnicas de abordagem de vítima, aplicação do ângulo de ferring, postura de descida em cursos d’água para um militar dentro do meio líquido, funções de uma equipe em situação de autossalvamento, técnicas como tripulante de embarcação entre outros temas.

O tenente Etvaldo Rodrigues, especializado em resgate em áreas inundadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco no ano de 2013, foi um dos instrutores do CRAI. Desde quando ele realizou o curso, o CBMAL veio adquirindo equipamentos específicos para esse tipo ocorrência, como o bote de rafting e o saco de resgate, entre outros, e em 2015 o tenente elaborou o projeto pedagógico do curso que já estava nos planos da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) para ser implantado neste ano de 2016.

Para Etvaldo, com a especialização desses dez militares, aumenta-se a perspectiva de um militar ser enviado para uma situação de enchente e não se tornar mais uma vítima na ocorrência. “Muitas estatísticas mostram que a maioria dos bombeiros que morrem em ocorrências está relacionada a situações de enchentes”, explica. “E com a especialização desses militares, teremos mais bombeiros para formar outras turmas desse curso e aumentar assim o quadro de bombeiros especializados em resgate em áreas inundadas no estado”, completou.

Para o subcomandante geral da corporação, coronel Paulo Marques, coordenador do curso, o CRAI é muito importante, pois prepara o bombeiro para essa situação específica que é o resgate em áreas inundadas. “O bombeiro deve estar capacitado para atender diversas situações, e os treinamentos, cursos e capacitações nos oferecem essa segurança no atendimento para que melhor possamos servir a sociedade alagoana”, falou o subcomandante.

O curso chegou ao fim na última sexta-feira, 29, após uma semana de instruções práticas e a formatura será realizada na próxima quinta-feira, 04, às 8h, no Quartel do Comando Geral do CBMAL, localizado na avenida Siqueira Campos, Trapiche da Barra. Na ocasião, será divulgado o resultado do curso na presença dos familiares dos alunos e de autoridades locais.

Por Stephany Domingos