CBMAL

BOMBEIROS INICIAM PRáTICA DE CURSO DE RESGATE EM áREAS INUNDADAS

  • 26/07/16
  • 12:07

O Curso de Resgate em Áreas Inundadas – CRAI – após ter concluído sua parte teórica no mês de junho, iniciou as instruções práticas nesta segunda, 25. Com duração de 80 horas, o CRAI tem por objetivo capacitar os bombeiros militares do CBMAL, preparando-os para o atendimento de diversos tipos de ocorrências em cursos d’água, tratando-se ou não de enchentes.

A parte prática se estenderá até sexta-feira, 29 de julho, quando os militares realizarão as provas sobre tudo que aprenderam durante a semana. No primeiro dia de instruções práticas os alunos tiveram aula de nós e amarrações e com o bote de enchente. Já nesta terça, os militares tiveram instruções de isca viva, lançamento de sacola de resgate, transposição de área inundada pela parte rasa com duas ou três pessoas e montagem de sistema em área inundada, todas realizadas na lagoa Mundaú.

Na quarta-feira, os militares viajarão a cidade de Piranhas para realizar as mesmas oficinas desta terça, só que em áreas com correnteza. Além disso, eles aprenderão sobre o uso de embarcação para resgate de vítima ilhada. A instrução está prevista para iniciar às 8h, no rio São Francisco e durará todo o dia, retornando a Maceió à noite.

O CRAI está sendo coordenado pelo coronel Paulo Marques, subcomandante geral da corporação e no quadro de instrutores estão o capitão Jorge Lopes, o tenente Etvaldo Rodrigues e sargento Jamerson Almirante.