CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: BOMBEIROS PALESTRAM PARA FUNCIONáRIOS DE EMPRESAS

  • 07/07/16
  • 11:07

Um curso sobre ações preventivas foi realizado para funcionários de empresas que firmaram parcerias em eventos e ações da corporação durante o ano de 2016. A ação faz parte da programação da Semana do Bombeiro, realizada de 30 de junho a 7 de julho, e ocorreu na faculdade Estácio, na Jatiúca, na manhã desta terça-feira (5). 

Foram quase quatro horas de orientações voltadas para sistemas preventivos, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar.

O subcomandante geral da corporação, coronel Paulo Marques, estava presente e falou da importância de ações como essa para disseminar a cultura da prevenção. “Precisamos tratar o local que trabalhamos como se fosse a nossa casa. Então é preciso ter todo um cuidado para identificar possíveis problemas para prevenir acidentes. O acidente só acontece quando a prevenção falha”, disse.

A primeira palestra foi ministrada pelo capitão Luiz Diego e abordou sistemas preventivos e assuntos como o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, procedimentos para regularização de edificações, projetos de segurança, critérios para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sistemas e equipamentos obrigatórios para segurança, entre outros.

O capitão ressaltou a importância de se cumprir normas de segurança e citou o caso trágico da boate Kiss que matou centenas de pessoas. “O caso [da boate] foi um divisor de águas para os corpos de bombeiros de todo país. A partir dali as corporações correram atrás para criar legislações mais rigorosas e detalhadas a fim de evitar novas tragédias”, comentou.

INCÊNDIO

O soldado Thiago Aragão apresentou noções básicas de segurança e combate a incêndio. Entre elas, as características do fogo, manuseio de extintores, procedimentos preventivos e principais causas de incêndios em estabelecimentos, como curtos-circuitos.

Para Sílvio Silva, brigadista de um shopping center da capital, as orientações dos bombeiros são fundamentais para as empresas. “Esse treinamento de quem trabalha diariamente com incêndios é fundamental para ajudar na prevenção de acidentes. O treinamento aqui realizado contribui para disseminar o conhecimento dentro das empresas. Cada um aqui presente será um multiplicador de conhecimento”, disse.

PRIMEIROS SOCORROS

Finalizando as atividades, uma terceira palestra sobre atendimento pré-hospitalar abordou os procedimentos para primeiros socorros em diversas situações, com demonstração prática. O soldado Antônio Nunes apresentou casos bastante comuns atendidos pelos bombeiros, como engasgos, traumas, imobilizações de vítimas, desobstrução de vias aéreas e hemorragias. 


Últimas Notícias