CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS INICIA VISTORIAS EM BARRACAS DE FOGOS EM MACEIó

  • 10/06/16
  • 14:06

E chegou o mês do São João. As cidades começam a ser enfeitadas para a festa mais popular do povo nordestino. Além da linda decoração nas ruas e das deliciosas comidas típicas, outra tradição nessa época do ano é a soltura de fogos de artifício. Entretanto a comercialização destes produtos requer vários cuidados. 

Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) por meio da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), iniciou as vistorias das barracas de fogos para liberação de seu comércio. Já foram aprovadas sete barracas na Avenida da Paz, uma barraca no Barro Duro e três barracas na Avenida Juca Sampaio. Ainda estão em processo de vistoria três barracas na Avenida da Paz, uma barraca no Antares e quatro barracas na Avenida Josefa de Melo. 

Os estabelecimentos comerciais de fogos devem possuir um projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBMAL e cumprir certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade ou compatíveis. Placas de sinalização, área máxima das barracas de 60m², além da quantidade máxima de fogos por barraca que deve ocupar um espaço de 6m³, conforme art. 96 da Instrução Técnica (IT) Geral Provisória do CBMAL.

 

PROCEDIMENTOS 

O proprietário da barraca deve entrar com o projeto de segurança contra incêndio e pânico na seção de análises de projetos da Superintendência de Atividades Técnicas. Caso não haja pendências, o projeto é aprovado pelo setor e repassado ao proprietário para solicitação de vistoria. Em seguida, o vistoriante vai ao local da barraca e verifica se o projeto executado está de acordo com o apresentado no Corpo de Bombeiros. Caso não haja alterações, é emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros que habilita o funcionamento legal do estabelecimento.

 É importante que o consumidor tome alguns cuidados na hora da compra do produto. O tenente Carlos Eduardo Vasconcelos, analista de projetos no CBMAL, explica a importância dos consumidores atentarem para as informações de lote e data de fabricação contidas nas embalagens dos fogos. 

“Todas as informações do fabricante, de manuseio e cuidados estão contidas na embalagem do produto e caso ele compre esses fogos fora da caixa, ele não terá acesso a essas informações que são essenciais para o consumidor”, explicou Vasconcelos. O oficial acrescenta que é proibida a venda de fogos a granel, fora da caixa e por unidade. 

Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, durante a utilização dos fogos é importante observar a classificação dos artefatos (classe A: infantil; classe B: juvenil; classe C: adulto; e classe D: profissional). 

Para garantir a diversão com segurança, o usuário deve ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto, não soltar fogos em locais cobertos ou fechados, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas. Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Alagoas. 

Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados pelo telefone 181 para que o Corpo de Bombeiros tome as medidas cabíveis. 

DICAS 

- Só compre fogos em locais autorizados: fogos de artifício clandestinos geralmente não são testados e não possuem orientações do fabricante na embalagem; 

- Nunca deixe crianças soltar fogos sozinhas: sempre acompanhe seus filhos quando forem soltar fogos, oriente sobre os perigos e manuseie os mais perigosos; 

- Em caso de falha, não tente reutilizar o produto: jogue água sobre o pavio por segurança ou coloque os fogos não utilizados em um copo com água por precaução; 

- Não incentive nem pratique a soltura de balões: eles podem provocar incêndios urbanos e florestais e são um perigo potencial para aeronaves; além disso, a soltura de balões é crime; 

- Mantenha os fogos em local seco, longe de fogões, isqueiros e do acesso de crianças; 

- Siga sempre as orientações constantes na embalagem dos fogos para sua segurança; elas são adequadas a cada tipo específico de fogos.


Últimas Notícias