CBMAL

BOMBEIROS DE UNIãO DOS PALMARES PASSAM POR NIVELAMENTO DE SALVAMENTO EM ALTURA

  • 07/06/16
  • 08:06

 

Militares também fizeram reconhecimento de área na Cachoeira da Tiririca, em Murici 

 

Bombeiros do 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado em União dos Palmares, participaram de um curso de nivelamento na área de salvamento em altura entre os dias dois e quatro de junho. Foram três dias de treinamento que culminaram na descida de rapel na Cachoeira da Tiririca, no município de Murici. 

 

De acordo com o capitão Christian Bons, a iniciativa foi motivada pelo tenente Paulo Oliveira e tinha como objetivo fazer um nivelamento com militares do 3º GBM, tendo em vista que muitos deles estavam há algum tempo sem ter instrução de salvamento em altura, pois foram recentemente empregados em um quartel operacional, após a inauguração do quartel em União. 

 

Nos dias dois e três de junho, os militares receberam instruções teóricas e práticas no Quartel do Comando Geral em Maceió, sob a orientação do capitão Christian Bons e do capitão Themisson Vasconcelos. 

 

 

“Treinamos basicamente noções de segurança e ancoragem, que são utilizadas em praticamente todas as ocorrências de salvamento em altura, e treinamos a transferência de linha, quando tem uma pessoa presa em uma linha (corda) e é feita a transferência da vítima para a linha do bombeiro. Já tivemos ocorrências desse tipo em Maceió, por isso é importante que a equipe esteja capacitada para esse tipo de salvamento”, explicou o capitão. 

 

CACHOEIRA DA TIRIRICA 

No sábado (4), os bombeiros foram até o município de Murici para fazer o reconhecimento do local e realizar a última atividade prática dos treinamentos, o rapel nos 60 metros na Cachoeira da Tiririca. 

 

“A Cachoeira da Tiririca faz parte da área de atuação do 3º GBM e nós sabemos que existe a prática de rapel esportivo aqui nesse local. Desse modo, há a possibilidade de ter uma vítima aqui e não conhecíamos o acesso. Então o objetivo inicial era o reconhecimento do local e observar se havia um campo aberto para pouso de uma aeronave”, contou o tenente Paulo Oliveira. 

 

Ainda segundo o oficial a visita foi importante para saber quais os equipamentos adequados para o salvamento na cachoeira. “Verificamos aqui que precisamos de cabos com comprimento maior, pois o que temos na viatura de 70 metros não é suficiente para chegarmos no patamar final da cachoeira, por exemplo”, citou. 

 

 

 

RECICLAGEM 

O sargento Adson de Almeida Lopes fez parte da primeira turma do Curso de Salvamento Especiais (CSESP), em 2004. Nesses doze anos, participou de outros cursos e passou boa parte do tempo no serviço operacional. Ele conta que foi importante relembrar algumas coisas, bem como poder repassar um pouco da sua experiência aos seus colegas do grupamento de União dos Palmares. 

 

“Uma parte da nossa equipe ainda não tinha tido contato com material de altura e com esse tipo de prática. Então foi fundamental hoje ter vindo aqui para mim, por estar relembrando algumas coisas e podendo me aperfeiçoar, além de passar (conhecimentos da área) para outros militares do 3º GBM. Assim, caso aconteça alguma ocorrência envolvendo esse local, estaremos preparados”, disse o sargento.