CBMAL

INTEGRAçãO, COMPANHEIRISMO E LAZER MARCAM A II EDIçãO DOS JOGOS INTERNOS DO CBMAL

  • 06/06/16
  • 13:06

 

O corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de movimento físico. A atividade física feita de forma regular previne, ou melhora, uma série de doenças e problemas de saúde. Diabetes, hipertensão, obesidade, alterações em taxas sanguíneas, como colesterol ou triglicerídeos, problemas osteo-articulares, e até mesmo complicações das funções cognitivas, como o Alzheimer, que conta única e exclusivamente com o exercício aeróbico regular como meio de prevenção.

E para os bombeiros saudáveis e bem condicionados espalhados pelos grupamentos em todo o estado, além dos benefícios encontrados para a saúde, existem diversas outras benesses que a prática esportiva regular proporciona ao serviço bombeiro militar, como o fato de estar bem condicionado para retirar um afogado do mar, ou combater um incêndio, ou desencarcerar um veículo colapsado.

E a relação dos bombeiros militares de Alagoas com a prática esportiva é de amor e prazer. São diversos atletas envolvidos em diversas modalidades desportivas que são destaques em competições estaduais e nacionais. Então, por que não reunir esses militares em uma semana de jogos? Com isso, preocupado em deixar a tropa sempre em boa forma e incentivar essa prática, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através do Centro de Treinamento Físico e Desporto da Superintendência de Ensino e Pesquisa da corporação realizou a II edição dos Jogos Internos do CBMAL, momento de promover hábitos saudáveis e uma maior interação entre a tropa.

Os jogos aconteceram do dia 31 de maio ao dia 03 de junho e englobaram diversas modalidades como gamão, xadrez, jiujitsu e atletismo no primeiro dia; vôlei de quadra, tênis de mesa e futevôlei no segundo dia; vôlei de areia e futsal masculino no terceiro dia; basquetebol e handebol misto, natação, futsal feminino e futebol society masculino no último dia.

Durante a realização dos jogos o clima foi de muita alegria e descontração, com um pouco de competitividade, mas sempre priorizando a harmonia entre as equipes. Os quartéis do interior estiveram presentes e levaram algumas medalhas e troféus para suas unidades, como foi o caso do 3º SGBM em Palmeira dos Índios que foi campeão do futsal masculino. O capitão BM Thiago Hilário trouxe seus militares do 6º GBM, de Penedo, e enfatizou a importância dos militares do interior também participarem dos jogos: “Momentos como esse são muito importantes. Temos vários militares que desde a formação não tiveram a oportunidade de se encontrar e interagir, e a segunda edição desses jogos nos proporcionou exatamente isso, tanto para os militares da capital quanto do interior. Competimos, brincamos, nos divertimos com integração e alegria. E isso é muito bom”, disse o capitão.  

Para o capitão BM Diogo Andrade, integrante do Centro de Treinamento Físico e Desporto, conseguir realizar esses jogos mesmo com a correria do dia a dia é de fundamental importância para a motivação e integração da tropa: “a união e a integração é fundamental para o sucesso de um bom trabalho em qualquer instituição, além disso, conseguimos estimular a prática esportiva”, falou o militar.

O encerramento contou com a participação de todos os militares envolvidos nos jogos que foram premiados com medalhas de 1º, 2º e 3º nas diversas modalidades disputadas. Para cada desporto, a unidade ou grupamento também recebeu um troféu de campeão por cada modalidade.

A soldado BM Lydianne Carvalho esteve todos os dias participando dos jogos em quase todas as modalidades, com exceção apenas da natação, do xadrez e do jiujitsu. Ela levou para casa diversas medalhas de ouro, prata e bronze. Para ela, participar dos jogos e incentivar a prática desportiva é extremamente importante para mudar um pouco a rotina diária do quartel: “Foi uma semana incrível, diferente e fundamental para integrar e confraternizar. Precisamos dar mais valor aos jogos, participar mais para formar equipes coesas e unidas até para representar a corporação em jogos estaduais”.

Um dos objetivos principais dos jogos é reunir, integrar. E esta segunda edição também serviu para encontrar talentos escondidos e para formar o grupo que competirá nos jogos dos servidores que acontecerá em outubro. As meninas estão animadas e motivadas a trazer várias medalhas e troféus para a corporação.

O subcomandante da corporação, coronel BM Paulo Marques, também participou do encerramento e foi enfático em suas palavras: “bombeiro é vida, esporte é vida, portanto, bombeiro é esporte”, falou o subcomandante parabenizando os atletas e se colocando a disposição para qualquer incentivo na área desportiva.

Foi uma semana intensa de dribles, cortes, fintas, chaves e gols e a certeza de que o próximo ano será ainda melhor, com a adesão de mais militares tanto da capital quanto do interior.