CBMAL

JANGADEIROS RECEBEM INSTRUçõES DE PRIMEIROS SOCORROS E SALVAMENTO AQUáTICO

  • 29/04/16
  • 08:04

Instruções buscam capacitar o condutor de jangada para tomar as primeiras providências em casos de emergência 

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) ofereceu uma instrução de salvamento aquático e primeiros socorros para os condutores de jangadas que realizam passeios nas piscinas naturais de Maceió. O treinamento para 31 jangadeiros aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na praia da Pajuçara, em frente ao Grupamento de Busca e Salvamento. 

As instruções buscam capacitar o condutor de jangada para tomar as primeiras providências em casos de emergência. Para o major Aluysio Wanderley, subcomandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), as instruções são importantes para ajudar o jangadeiro em um primeiro momento de socorro. 

“Certamente orientações básicas de como proceder em casos de princípio de afogamentos e primeiros socorros são fundamentais para garantir a segurança da vítima. Muitas vezes só estão os turistas e o jangadeiro sem qualquer tipo de comunicação. Agir nesse primeiro momento garante uma sobrevida à vítima até a chegada dos bombeiros para tomar as providências e encaminhar ao hospital, caso seja necessário”, disse. 

A ação seguiu orientações do Conselho Gestor do Passeio Turístico em Embarcações na orla marítima e lagunar de Maceió e também da Lei Municipal 6.345 de 2014, que dispõe sobre o funcionamento dos passeios turísticos em embarcação, não apenas das piscinas naturais da Pajuçara, mas também da piscina de Ipioca e Lagunar. Outro foco do conselho é tornar o passeio mais profissional e qualificar os prestadores de serviços para melhor receber o turista, além de preservar o meio ambiente. 

A Marinha, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e o Instituto do Meio Ambiente são outras instituições integradas. 

SEMINÁRIO 

Na ocasião, a Secretaria de Promoção do Turismo (Semptur) convocou os condutores para o próximo Seminário de Sensibilização Turística, que acontecerá no dia 11 de maio. O CBMAL, uma das instituições integradas, participará do seminário com 40 minutos para orientações aos jangadeiros. 

Além de questões pertinentes ao CBMAL como primeiros socorros e princípios de afogamento, o seminário abordará questões como padrões sanitários dos alimentos oferecidos nas jangadas, segurança náutica, mínimo impacto ambiental, além de informações turísticas e outros temas.