PRIMEIRA TURMA DE PRAçAS DO CBMAL COMEMORA 22 ANOS DE SERVIçO

• 20/04/16

Há 22 anos, cerca de 240 pessoas ingressavam no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), sendo a primeira turma de praças após a separação da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). Dentre estes novos militares, estavam as primeiras bombeiras, que abriam espaço para o público feminino em um ambiente composto, até aquele momento, exclusivamente por homens, e por isso, tiveram que enfrentar algumas barreiras para a adaptação na vida militar.

Segundo a Subtenente BM Rejane, a Dra.Terezinha Ramires, vereadora por Maceió à época, exerceu papel fundamental nessa luta pelo direito das mulheres serem militares, e junto ao governador Geraldo Bulhões, conseguiu mostrar a importância de inserir mulheres na carreira de militar estadual.

Para ela, que passou no concurso público com 22 anos, a parte mais difícil foi enfrentar o preconceito que havia na época. “Nós chegamos à corporação e sentíamos um pouco de preconceito dos homens, mas hoje, aos vinte e dois anos de serviço, o sentimento é de missão cumprida, pois de cabeça erguida mostramos dia a dia a nossa capacidade”, ressaltou a subtenente.

Já o Tenente BM Nobre, que ingressou com apenas vinte anos de idade, e hoje chegou ao oficialato, recordou a ansiedade quando começou a participar das guarnições de serviço operacional, pois era chegado o momento de colocar em prática tudo o que haviam aprendido durante o curso de formação. O militar, que traz diversas experiências marcantes, enfatizou a importância que cada bombeiro tem para a sociedade.

Agradecimentos

Para o Coronel BM Paulo Marques, subcomandante geral, o momento é de comemoração e agradecimentos pela vida de cada militar, por terem chegado no início de um novo ciclo institucional, após a independência da PMAL, e assim fizeram a diferença para o desenvolvimento do CBMAL e o fazem até hoje.

O Comandante Geral, Coronel BM Adriano Amaral, lembra que esta turma trouxe inúmeras melhorias e a partir dela houve melhoria na estrutura organizacional, corroborando com a expansão do serviço. “Com o ingresso da turma de 1994, o CBMAL pode crescer e quem ganhou foi a sociedade alagoana, e eu agradeço pela dedicação de todos”, relatou o comandante, enfatizando a grande contribuição das primeiras bombeiras, que quebraram paradigmas mostrando força e capacidade para o exercício da função.