DEFESA CIVIL ESTADUAL REALIZA SIMULADO INTEGRADO NA ORLA DE PAJUçARA

• 19/04/16

Um lindo cenário, a orla de Pajuçara, para uma importante ação: treinar para padronizar ações e evitar erros em caso de real necessidade. Esse foi o foco do segundo simulado integrado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec), realizado na manhã desta terça-feira, 19, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e demais instituições ligadas à área de resgate e atendimento a vítimas.

O simulado, que ocorre de forma pioneira em Alagoas e é organizado pelo segundo ano consecutivo, envolveu 200 profissionais e integra as ações de prevenção pertinentes à quadra chuvosa, que ocorre entre os meses de abril e agosto. Para o coordenador estadual de Defesa Civil de Alagoas, Major Moisés Melo, a Cedec visa à integração dos órgãos e a devida preparação dos envolvidos.

“Realizamos um treinamento brilhante, com a participação de todas as instituições ligadas à área de defesa civil, mostrando que é possível integrar e atender a população da melhor forma possível”, enfatizou o coordenador.

Na oportunidade, cinquenta militares do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do CBMAL colocaram em prática o que está previsto no planejamento estratégico da unidade, que é a preparação para atuarem em caso de acionamento para resgate de vítimas em áreas inundadas e em situação de risco.

Segundo o tenente coronel BM Reinaldo Fulco Moura, comandante do GSA, o treinamento difícil geralmente torna a ocorrência mais fácil, e por isso é tão importante que os guarda-vidas estejam sempre preparados para atuar em todo e qualquer tipo de situação, munidos dos equipamentos adequados.

O comandante geral do CBMAL, coronel BM Adriano Amaral, ressaltou a relevância de treinamentos como este para Alagoas. “Esta integração dos órgãos federais e estaduais traz segurança para a sociedade, pois através de atividades como esta todos estaremos prontos tanto administrativa como operacionalmente, em caso de desastre”, explicou ele.

Onze embarcações, quatro viaturas e o helicóptero Falcão 02, da Secretaria de Estado da Segurança Pública foram empregados no evento, oferecendo todo o suporte necessário para a realização de resgate em locais de difícil acesso e localização de vítimas em situação de risco.

Na simulação, as vítimas eram resgatadas do mar por embarcações, e também pelo helicóptero, e trazidas à faixa de areia, onde militares do CBMAL e profissionais do Samu realizavam os primeiros socorros, e posteriormente as encaminhavam para a área de atendimento, que era realizado através do método START.

Este método é utilizado em caso de desastres com múltiplas vítimas e consiste em realizar uma triagem, separando-as conforme prioridade de atendimento, o que permite a rápida identificação daquelas vítimas que estão em grande risco de vida, seu pronto atendimento e a prioridade de transporte dos envolvidos mais gravemente feridos.

O evento contou com a participação de diversas instituições, como o CBMAL, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Samu e da ONG Salve, através do emprego de voluntários de emergência.