CBMAL

COMANDANTE GERAL PARTICIPA DA FEIRA INTERNACIONAL DE SEGURANçA PúBLICA E CORPORATIVA

  • 15/04/16
  • 12:04

Comandante geral do Corpo da corporação, coronel Adriano Amaral da Silva, participou do evento que discutiu vários assuntos  

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel Adriano Amaral da Silva, participou esta semana da Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (do inglês LAAD/2016), ocorrida na cidade do Rio de Janeiro-RJ, nos dias 12, 13 e 14 de abril. O secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Junior, também esteve presente. 

O evento reuniu empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para a segurança pública, e contou com a participação de secretários estaduais de Segurança Pública, inspetores da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, delegados federais, diretores da Polícia Civil de vários estados e comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de todo o Brasil. 

Durante a feira também ocorreram reuniões dos principais conselhos e colegiados da Segurança Pública, em especial, a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) e a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). 

Foram discutidos diversos assuntos como a expansão e a amplitude alcançadas pelos serviços prestados por bombeiros civis e voluntários; a utilização das redes sociais em favor da imagem Institucional; criação de câmaras técnicas para tratar e acompanhar os assuntos de interesse do CNCG no cenário político nacional; e os principais projetos e emendas de leis de interesse da segurança pública aguardando votação no Congresso Nacional. 

Uma delas é o Projeto de Lei Complementar 257, que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal, propondo medidas administrativas e legislativas que alteram o regime político, previdenciário e jurídico da carreira militar. 

As reuniões serviram como troca de experiências, padronizações de ações, crescimento e fortalecimento das instituições militares no atual cenário sociopolítico. 

Para o comandante Adriano Amaral da Silva as reuniões do CNCG e da LIGABOM são extremamente importantes, já que as experiências e os exemplos apresentados pelos conselheiros possibilitam cada Corporação encontrar alternativas para superar seus desafios particulares. 

“Entre os assuntos discutidos merecem destaques a coleta de informações sobre as diversas formas de arrecadações e investimentos praticadas por cada Corporação; e a criação de grupos regionais com a missão de apresentarem a LIGABOM, em um prazo de 60 dias, sugestões de diretrizes sobre a regulamentação e atuação dos bombeiros civis e voluntários do Brasil”, disse.